A Airbus anunciou recentemente o início das operações do Beluga XL, um avião de carga que é conhecido como a "baleia voadora". Pensado e desenvolvido para transportar enormes componentes de outros aviões feitos pela empresa, o Beluga XL tem 63 metros de comprimento e 8 metros de largura, e consegue percorrer um máximo de 4 mil quilómetros com uma carga útil máxima de 51 toneladas.
São números impressionantes e que colocam este Beluga XL numa categoria à parte, mas não pense que esta é a única "máquina" impressionante feita pela Airbus, que também conta com o maior avião comercial de passageiros da actualidade, o A380.
Porém, este título já tem os dias contados, é que a rival Boeing já está a desenvolver o 777X (ver galeria), o avião comercial de passageiros que vai substituir o icónico Boeing 747. Mas enquanto este modelo não chega, vale a pena recordar os cinco maiores aviões de passageiros que estão em produção.
O Airbus A380 é o maior avião comercial da história. Tem capacidade para levar até 850 passageiros em classe única, mas na configuração mais usada pelas companhias aéreas, a capacidade anda em torno dos 500 ocupantes.
A Emirates, por exemplo, conta com uma frota de 115 exemplares deste avião, com a capacidade a variar entre os 489 e os 615 passageiros.
O Boeing 747-8 é o maior avião comercial feito pela Boeing. Com uma capacidade padrão para 410 passageiros, o 747 – ou "Jumbo", como também é conhecido – tem 76,3 metros de comprimento e 68,4 metros de envergadura.
Lançado há mais de 50 anos, o Boeing 747 conta já com mais de 1500 exemplares produzidos. Em breve deverá ser substituído pelo Boeing 777X.
Com capacidade para 396 ocupantes, o Boeing 777 perde para o 747 e para o A380, ainda assim, este é o maior avião bimotor do mundo.
O facto de ter apenas dois motores faz com que seja mais económico do que os seus rivais, factor que ajuda a explicar a sua popularidade junto das companhias de aviação.
O Boeing 777 tem 73,9 metros de comprimento, 64,8 metros de envergadura e 18,5 metros de altura.
A versão A350-100 tem 73,79 metros de comprimento, fazendo com que seja o avião com a fuselagem mais comprida da Airbus.
Com capacidade para até 410 passageiros, o A350 destaca-se pela sua enorme autonomia. Ainda assim, adopta uma configuração de apenas um andar, detalhe que faz com que tenha uma capacidade bastante inferior ao seu "irmão" gigante, o A380.
O Boeing 787 tem três configurações distintas, sendo a 787-10 a maior versão disponível do modelo. Com capacidade para 336 passageiros (em duas classes), este "monstro" de 68 metros de comprimento foi construído para ser um avião leve e "poupado".
Este modelo conta ainda com um nível de pressão maior na cabine, pelo que há mais oxigénio a bordo. Isto permitiu reduzir o cansaço dos passageiros durante as viagens.