Um grupo de 19 estudantes da Universidade de Clemson, na Carolina do Sul (Estados Unidos), construíram um Honda Civic de competição que promete "bater o pé" aos actuais modelos do Mundial de Rallycross.
Do ponto de vista estético, destaca-se o "kit" de carroçaria que garante um "look" mais agressivo e mais perto de um modelo de competição, com particular destaque para a enorme asa traseira fixa e para o "spoiler" dianteiro.
O resultado é um "monstro" híbrido de 600 cv de potência que combina um motor de 2.0 litros e quatro cilindros turbo, montado em posição central-traseira, que envia potência para o eixo traseiro e um propulsor eléctrico que alimenta as rodas dianteiras.
Este Civic, que contou com o apoio da Honda para se tornar realidade, é capaz de acelerar dos 0 aos 96 km/h (60 milhas por hora) em apenas dois segundos e conta com um sistema de travagem regenerativa que consegue aproveitar a energia gerada nas travagens para carregar as baterias.
A juntar a isto este grupo de estudante ainda equipou este Civic com uma suspensão semi-activa que juntamente com o sistema de tracção às quatro rodas permite que este "Deep Orange 9" acelere por todo o tipo de superfícies, detalhe fundamental num projecto que se afirma como um modelo de "Rallycross".
Os responsáveis garantem que apesar de todo este "poderio", este Honda Civic consegue reduzir os consumos de combustível na ordem dos 30 por cento. Resta agora saber se este Civic alguma vez poderá ser colocado à prova em competição…