Todos sabem que o Range Rover é um dos mais requintados e luxuosos todo-o-terreno do mundo, mas nem todos fazem uma ideia clara sobre as suas reais capacidades fora de estrada, apesar deste requintado SUV ser um campeão dos maus caminhos.
Se dúvidas houvesse, Ben Collins, o antigo "Stig" do "Top Gear" da BBC, mostra-o de forma evidente ao volante de um
Range Rover SVR equipado com um motor V8 de 5.0 litros e 510 cv de potência.
Ex-Stig desdeu pista de ski com um Range Rover
A experiência foi mais do que alucinante: descer a pista de ski de Murren, na Suiça já é um grande desafio para os especialistas alpinos e por isso chamam-lhe o "inferno", mas fazê-lo ao volante de um Range Rover, não lembra a ninguém…
Ben Collins percorreu os 14,9 km em 21m 36s, e atingiu velocidades de 155 km/h.
"Foi um dos maiores desafios da minha carreira", admitiu o ex-Stig.
"A pista é uma loucura e certamente a mais dura em que já estive. É desafiante porque apresenta todo o tipo de obstáculos, desde lava mole a pedras, árvores e precipícios, todo o género de armadilhas onde ninguém quer cair… Só podia haver um vencedor – a montanha ou o carro.
O trunfo foi conduzir de uma forma precisa, manter uma velocidade constante ao longo da descida, da mesma forma que os esquiadores fazem ao desenhar as curvas.
O Range Rover deu-me uma grande ajuda. Tive de utilizar o "Terrain Reponse" [regulação da tracção de acordo com o tipo de piso]
porque a erva é como o gelo e o sistema evitou os problemas"…
Este foi um grande desafio para o Range Rover SVR, mas também para o "Terrain Reponse", um sistema electrónico que está disponível em todos os modelos 4x4 da marca britânica. Permite adaptar a tracção ao tipo de terreno e a diferentes condições de aderência: no "Modo Dinâmico" as barras anti-rolamento ficam mais firmes para evitar o rolamento da carroçaria (é bom para o asfalto); no "Modo Erva/Terra/Neve o sistema de travagem evita a subviragem ou a sobreviragem, para manter a direccionalidade e no "Modo Lama/Trilhos, o diferencial é bloqueado para permitir controlar a tracção.