As trotinetes eléctricas estão a revolucionar a mobilidade urbana a um ritmo que ninguém parecia acreditar. São várias as "start ups" que apareceram nos últimos meses com plataformas de "ride sharing" assentes neste tipo de veículos e um desses casos é a Lime, que recentemente "espalhou" centenas de trotinetas eléctricas por Lisboa.
A fabricante espanhola percebeu que nos últimos anos os seus clientes com menos de 30 anos reduziram em 20% e isso obrigou-a a procurar novas soluções. É aqui que entra o SEAT eXS, um veículo totalmente eléctrico que promete uma autonomia de 25 quilómetros (com uma segunda bateria este número sobre para os 45 km), tudo graças à bateria de iões de lítio de 187 Wh.
A potência é fornecida por um motor eléctrico de 300W que permite uma velocidade máxima de 25 km/h. Esgotados os 25 quilómetros de autonomia, a trotinete precisa se um ciclo de carga de 3,5 horas para alcançar uma carga completa.
Com apresentação pública marcada para os próximos dias 13, 14 e 15 de Novembro, no Smart City Expo World Congress, o SEAT eXS pode ser emparelhado com o seu smartphone via Blutooth para que possa gerenciar informações relativas à bateria, carregamento, velocidade ou distância percorrida. Destaca-se ainda o sistema anti-roubo, o display LCD, o sistema de iluminação e o controlo de cruzeiro ajustável.
Esta trotinete eléctrica começa a ser vendida nos concessionários da marca com sede em Martorell a partir do próximo mês de Dezembro e vai custar 599 euros.