
















A JLR Classic Works vai recuperar mais um ícone da Jaguar, o lendário D-Type, triplo vencedor das 24 Horas de Le Mans, com triunfos consecutivos em 1955, 56 e 57. Depois de já ter construído seis Lightweight E-type e nove XKSS – além da reconstrução de alguns dos primeiros exemplares de Range Rovers, Land Rover Series I e Jaguar E-Type Series I – aquele departamento da Jaguar Land Rover sentiu que faltava completar uma parte importante da história da marca.
A primeira delas foi hoje apresentada, na abertura do salão Rétromobile, em Paris, e bem se pode dizer que o trabalho feito pelos artesãos da JLR Classic Works é mais uma obra de arte! A equipa teve, obviamente, acesso a todos os projectos e detalhes originais que são seguidos à risca nesta construção, para que o resultado seja praticamente igual aos carros dos anos 50. E os compradores poderão até optar se desejam ter a versão de "nariz" longo ou curto, já que o D-Type existia com essas duas carroçarias, em função das provas em que corrida, por motivos aerodinâmicos.
"A oportunidade de continuarmos a história de sucesso do D-Type, completando a produção planeada em Coventry, é um daqueles projectos que aparecem uma vez numa vida e que os nossos peritos de classe mundial estão orgulhosos de poder realizar", comentou Tim Hannig, director da Jaguar Land Rover Classic, assinalando a passagem dos 60 anos sobre a tripla vitória em Le Mans.
Até agora, a Jaguar não revelou quanto poderá custar um destes novos D-Type mas serão, certamente, bastante mais baratos que os já existentes que costumam mudar de mãos com preços sempre em torno do milhão de euros… E, em 2016, o carro que venceu as 24 Horas de Le Mans em 1956 (nas fotos com o n.º 4) foi leiloado pela astronómica soma de 17,8 milhões de euros!