Uma das berlinas mais icónicas dos anos 90, o Mercedes 190E 2.5-16 Evo II, soprou recentemente as velas do seu 30.º aniversário, pelo que não há melhor desculpa para o celebrarmos e para lhe dizermos os motivos pelo qual deve ser lembrado.
Apresentada no Salão Automóvel de Genebra de 1990, esta é a versão homologada para a estrada do 190E com que a Mercedes corria o DTM. Baseado no 190E 2.3-16 lançado em 1984 e com uma produção limitada a apenas 502 exemplares, o Mercedes 190E 2.5-16 Evo II só estava disponível com uma cor, um tom de preto metálico com uma mistura de azul.
Com uma enorme asa traseira que não passava despercebida, o Mercedes 190E 2.5-16 Evo II destacava-se da versão que lhe servia de base pela aerodinâmica mais arrojada. Comparado com o Evo I, este Evo II gerava mais 21.2 kg de força descendente sobre o eixo dianteiro e mais 57.1 kg de downforce sobre o eixo traseiro. Isto já para não falar da maior rigidez e das enormes (para a época) jantes de 17 polegadas.
A imagem exterior ainda hoje é admirada por muitos fãs dos turismos alemães, sobretudo os entusiastas da marca de Estugarda, mas a grande estrela da companhia estava escondida debaixo do capot. Falamos, naturalmente, do motor de 2.5 litros com quatro cilindros em linha, naturalmente aspirado, que produzia 235 cv de potência.
O modelo do DTM fez a sua estreia a 16 de Junho de 1990, no Nürburgring Nordschleife, dois meses antes da primeira vitória, a 5 de Agosto, pelas mãos de Kurt Thiim. Para se perceber o impacto deste carro na categoria basta dizer-lhe que no campeonato de 1992 os pilotos da Mercedes venceram 16 das 24 corridas com este modelo. Impressionante!
Para a história fica um modelo que deu nas vistas nas pistas e fora dela, tendo mesmo ganho o estatuto de "poster" no quarto de muitos amantes de automóveis. E contra isto há muito pouco a acrescentar.