A peça central do leilão que a RM Sotheby’s vai organizar em Paris no próximo dia 7 de Fevereiro é um Ferrari 166 MM Spider único com 65 anos. Foi modificado para a "Mile Miglia" – como o MM na sua designação sugere, uma das corridas mais importantes da época, e tem uma carroçaria única, feita pela Carrozzeria Autodromo.
A primeira prova em que participou foi o giro di Sicilia, em 1953, mas duas semanas depois entrou na Mille Miglia com o número #514 e com Bill Mason ao volante. O mais provável é que este nome nem lhe diga nada, mas Bill era o pai de Nick Mason, baterista da banda Pink Floy e dono de uma das colecções de Ferrari mais valiosas do Mundo.
Registado em Modena com o número MO 29583 por Dr Alberico Cacciari of Pinnazzio di Castelfranco, o primeiro dono deste 166 MM com o chassis número 0272 M, este "Cavallino Rampante" voltaria a esta mesma prova em 1954, já depois de ter sido vendido a Alberto Luongo of Rome e já depois de ter sofrido um pequeno acidente. Desta feita contou com Emmanuel de Graffenried e G. Parravicini e correu com o número #556. Entrou na prova sob o nome da Scuderia Ferrari mas foi usado pela MGM Studios para o seu filme "The Racers", sendo que tanto Graffenried como Parravicini conduziram o carro como duplos, já que o protagonista do filme era Kirk Douglas, que ganhou a prova com o nome Gino Borgesa e que no filme conduzia um Spyder Burano… e não um Ferrari. Mas se tudo correu bem com as filmagens para este filme e se na "tela" este Ferrari (ou melhor, Spyder Burano) até ganhou a corrida, no "mundo real" nem a chegou a acabar. E tudo por culpa das filmagens…
Acabado o "papel" na Mille Miglia o Ferrari 166 MM foi exportado para a Califórnia para que as filmagens do filme "The Racers" fossem finalizadas, sendo que depois disso foi vendido a Tom Carstens que por sua vez o vendeu a Pete Lovely. A viagem deste Ferrari pelos "States" continuou atribulada durante os próximos anos, sendo que só em 1961, e depois de uma passagem pelo Pebble Beach Concours d’Elegance, este carro foi comprado por Ed Niles, entusiasta da marca de Maranello.
Nos anos seguintes foi presença assídua quer em Pebble Beach quer em Monterey e só voltaria a mudar de mãos em 1993, por Ed Davies. Mas seria John Megrue, em 2000, que acabaria por ficar com ele e por o levar de volta a Itália, para participar na Mille Miglia Storica de 2008, 2009 e 2010.
Os especialistas da leiloeira responsável pela venda, a RM Sotheby’s, acreditam que será vendido por um valor a rondar os 4.5 milhões de euros, uma "fortuna" aos olhos dos "comuns dos mortais". Mas não temos dúvidas em afirmar que no próximo dia 7 de Fevereiro não faltarão interessados para levar este "Cavallino Rampante" para casa…