Há automóveis bastante caros, mas acredite, este Ferrari 250 GTO está um patamar acima. Este modelo, produzido na década de 60, é um dos carros mais cobiçados do mundo e tem sido responsável por vários recordes de vendas.
E se o recorde actual de um 250 GTO
está fixado nos 28,5 milhões de euros, valor alcançado em Agosto de 2014, num leilão realizado na Florida, há quem arrisque dizer que já se fizeram transacções particulares deste veículo por valores próximos dos 60 milhões de euros.
Desde este recorde de 2014, já se fizeram novos negócios de automóveis por valores superiores a 15 milhões de euros, mas é cada vez mais certo que o único veículo capaz de bater o recorde do Ferrari 250 GTO é… um Ferrari 250 GTO!
E isso pode estar muito próximo de acontecer. É que o segundo 250 GTO a ser construído (só foram feitos cerca de 36 exemplares) – chassis 3387 – está à venda. E como se o facto de ser o segundo 250 GTO a ser feito não fosse suficiente para tornar este carro muito especial, tem um passado de competição, e está tudo documentado.
Foi o primeiro 250 GTO a entrar na competição, ao "serviço" da North American Racing Team (NART), tendo participado em 27 corridas e alcançado 17 pódios, entre eles um segundo lugar (primeiro na sua categoria) nas 24 Horas de Sebring e um sexto lugar na mítica prova de Le Mans. Mas antes de tudo isto foi usado como carro de testes pela Ferrari, ajudando a desenvolver os restantes 250 GTO que se seguiram.
Pelo facto de ser o segundo exemplar a ser feito e por todo este "pedigree" de competição, espera-se que este Ferrari 250 GTO desperte o interesse de vários coleccionadores e que venda por uma marca recorde. O site onde ele está à venda (talacrest.com) não avança com nenhum preço, mas o "The Telegraph" já noticiou que a "etiqueta" marca 52.3 milhões de euros.
Por isso, a única dúvida que se coloca é quando é que o recorde vai ser batido. Porque já ninguém tem dúvidas de que este 250 GTO vai ser "arrebatado" por uma quantia singular.