
















Falar da Ferrari nas últimas semanas é falar do facto do patrão da marca, Sergio Marchionne, ter finalmente confirmado que a marca de Maranello se vai render aos SUV’s. Mas aquilo que muitos se esqueceram é que há um "Cavallino Rampante" bem mais excitante na calha… Trata-se de uma versão bem mais radical do 488 GTB que, ao que tudo indica, trará a designação "GTO" de volta.
Mas a informação que mais sorrisos vai arrancar aos "ferraristas" é a que dá conta que o V8 de 3.9 litros deste 488 GTO vai ser "puxado" até aos 700 cv de potência (mais 30 cv que o 488 GTB) e vai debitar 760 Nm de binário máximo (as mesmas fontes garantem que será mais rápido que o próprio Ferrari LaFerrari). São números impressionantes e que fazem deste 488 GTO uma resposta directa da Ferrari ao Porsche 911 GT2 RS de 700 cv, o desportivo mais rápido em torno do Nurburgring, com uma marca de 6 min e 47,3 segundos.
A confirmar-se esta potência, será o V8 de produção mais potente que a Ferrari alguma vez fez e só isso já mostra que este 488 GTO "não está para brincadeiras". Mas as diferenças face ao 488 "normal" não se centram só no motor, já que a Ferrari resolveu dar-lhe um tratamento especial com fibra-de-carbono, material que estará presente no "capot", no "spoiler" traseiro (activo) e em várias secções do habitáculo.
Para acompanhar o aumento de potência a Ferrari operou uma pequena revolução na aerodinâmica para se aproximar dos 340 kg de força descendente que o Porsche 911 GT2 RS consegue gerar. Estamos a falar de um "lábio" dianteiro mais proeminente e de um difusor traseiro ainda mais expressivo, sendo que as imagens também revelam que a linha dos ombros foi redesenhada para melhorar o fluxo do ar. Espera-se uma melhoria da eficiência aerodinâmica na casa dos 20%.
As imagens que "fugiram" para a internet e que foram publicadas na página "Ferrari Photo Page" mostram ainda as novas jantes de 20 polegadas em fibra de carbono. Estarão montadas em pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 e são 40% mais leves do que as que a Ferrari equipava no 488 GTB.
Importa igualmente referir que apesar dos rumores indicarem que esta versão vai adoptar a designação "GTO" essa informação ainda não foi oficializada pela Ferrari. A confirmar-se será a quarta vez que a marca de Maranello usa este nome, depois dos modelos 250 GTO, 288 GTO e 599 GTO.
Espera-se que a primeira aparição pública possa acontecer já em Março, no Salão Automóvel de Genebra, um certame onde já é tradição a marca do "Cavallino Rampante" apresentar grandes novidades.