A Ferrari apresentou esta semana o 488 Pista, a versão mais radical do Ferrari 488 e o carro de produção com o motor V8 mais potente que alguma vez saiu de Maranello. É um dos modelos mais rápidos que a Ferrari alguma vez fez e podemos afirmar que está no limite daquilo que um automóvel homologado para circular na estrada pode ser.
Por tudo isto, faz todo o sentido colocar estas duas "obras-primas" frente a frente, numa comparação que deixa de fora as formas exteriores e se centra exclusivamente nas prestações e nos detalhes mecânicos anunciados por ambas as marcas.
Ainda assim, é justo dizer que basta olhar para estas duas propostas para perceber que ambas contam com um trabalho aerodinâmico de excelência capaz de gerar centenas de quilos de força descendente para os manter bem "colados" à estrada.
911 GT2 RS. É o 911 mais potente alguma vez produzido e só isto chega para se perceber aquilo de que este 911 GT2 RS é capaz. É alimentado por um motor de seis cilindros "boxer" de 3,8 litros biturbo que debita 700 cv de potência e 750 Nm de binário máximo logo às 2500 rpm.
Este motor, acoplado a uma caixa automática de dupla embraiagem e sete velocidades, permite que este Porsche 911 GT2 RS passe dos 0 aos 100 km/h em 2.8 segundos e dos 0 aos 200 km/h em 8,2 segundos. Com um peso de 1.440 quilos, apresenta uma relação peso/potência de 0,48 cv por cada quilo e consegue acelerar até aos 340 km/h.
Ainda assim, a derradeira luta entre estes dois ainda está por realizar, já que não sabemos se a Ferrari vai levar este 488 Pista até ao traçado de Nürburgring para tentar ameaçar o tempo do Porsche 911 GT2 RS, fixado nos 6 minutos e 47,3 segundos (ver vídeo abaixo). Só nos resta aguardar por este próximo "capítulo" e esperar que isto realmente aconteça...