O Ferrari 365 GTB/4 ainda hoje pode ser visto como um dos coupés mais cobiçados da história da marca de Maranello. Como tal, escusado será dizer que qualquer exemplar que apareça a leilão é arrebatado por vários milhões de euros, não só pelo que "vale" enquanto automóvel – a beleza das linhas fluidas é inegável – e pelo "pedigree" de competição (brilhante carreira desportiva em provas de resistência dos anos 70), mas sobretudo por se tratar de um investimento (mais do que garantido) para o futuro.
Por tudo isto, foi com enorme surpresa que um exemplar do
primeiro Ferrari a receber uma alcunha – Daytona – foi descoberto num "celeiro"… quase 40 anos depois!
O tempo foi duro com este 365 GTB/4 Daytona que foi construído em Junho de 1969 e conta com o chassis nº 12653, mas nem por isso perdeu a magia. E se só o facto de ser um Daytona já o torna especial – recorde-se que foram construídos aproximadamente 1200 exemplares – este modelo é exemplar único, já que é o único Daytona homologado para a estrada com uma carroçaria em alumínio criada pela carroçadora Scaglietti.
Vendido originalmente a Luciano Conti, um amigo próximo de Enzo Ferrari, este 365 GTB/4 Daytona seguiu para o Japão dois anos depois, em 1971. No país do sol nascente pertenceu a três donos, sendo que o último deles foi Makoto Takai, que o armazenou um "barracão" durante aproximadamente 40 anos. Muito poucos coleccionadores sabiam da existência deste modelo e nunca ninguém o conseguiu comprar.
Todos os números de série foram confirmados e especialistas já garantiram que este é mesmo o único Daytona com carroçaria em alumínio da Scaglietti que existem, pelo que apesar do estado (lastimável) não faltará quem queira gastar o que for necessário para o levar para casa.
O leilão vai decorrer no próximo dia 9 de Setembro e a leiloeira responsável pela venda, a RM Sotheby’s, já adiantou que espera que este modelo único seja arrebatado por quase 2 milhões de euros. Uma verdadeira pechincha face ao que este Ferrari pode vir a valer depois de um restauro completo…