O Ferrari F40 é um ícone da indústria automóvel e tem um lugar indiscutível na história dos hiper-desportivos. Nasceu de uma conjugação ímpar de circunstâncias, mas talvez não tenha tido o valor que merecia devido à ambição da Ferrari. Mas vamos por partes...
Começou por ser pensado como uma série exclusiva de 400 modelos, mas a Ferrari não cedeu à tentação do lucro rápido e acabou por produzir 1.300 unidades do último carro a ser aprovado por Enzo Ferrari, e isso condicionou a rentabilidade dos compradores. A marca de Maranello foi muito criticada e não voltou a cometer o mesmo erro.
O Ferrari F40 é um carro que despertou e continua ainda a despertar paixões nos quatro cantos do mundo. É um ícone e, como todas as grandes referências, é uma fonte de inspiração. Foi o que aconteceu com o designer Samir Sadikhov, que imaginou o F40 do século XXI.
Ao longo de quase um ano de trabalho de pesquisa sobre o projecto original da Ferrari e sobre novas soluções disponíveis na actualidade, Samir Sadikhov, avançou com uma proposta que não pode deixar indiferente quem gosta de grandes desportivos e vibra com os Ferrari, nem aqueles que respeitam a obra de Sergio Pininfarina. Trata-se de um estudo: não se sabe se poderá ter condições técnicas para ser produzido, já que há propostas originais na colocação do motor. Mas "enche o olho" e só por isso merece aplausos...