A Ferrari poderá estar a preparar, finalmente, o há muito prometido ressuscitar do lendário Dino, modelo nascido no final dos anos 60 como o primeiro carro da marca italiana a usar um motor V6 (em vez dos mais caros V12), sendo por isso mais acessível. A prova disso é este protótipo apanhado em testes na Suécia e que esconde algumas importantes modificações, sob uma carroçaria do Ferrari 458.
Já há dois anos que Sergio Marchionne, presidente da Ferrari, prometeu a recuperação de um modelo simbólico na história da marca como foi o Dino. Numa entrevista, em 2015, foi bastante claro, ao dizer que o reaparecimento do nome Dino
"não era uma questão de ‘se’ mas de ‘quando’". Por outro lado, já este ano Marchionne reconheceu ter um problema entre mãos com o California, um modelo que não está a ter o comportamento comercial que a Ferrari esperaria…
Daí, e perante o avistamento deste protótipo, ter-se começado a colocar a questão se a Ferrari não estará a desenvolver um modelo mais baixo na gama, com um motor V6 em posição central-traseira – que poderá ser uma versão própria do V6 biturbo que equipa o
Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio, com 510 cv – e que acabará por substituir o mal-amado California. Que, recorde-se, estava inicialmente para ser um Maserati mas ficou tão caro que só pôde ser vendido sob a chancela da Ferrari…
O protótipo apanhado em testes de Inverno parece, à primeira vista, um Ferrari 458 Italia mas, depois, começam a notar-se alguns detalhes distintos. Como as grandes entradas de ar laterais após as portas ou o diferente arranjo dos escapes. Quem o viu passar diz ainda que não soava nada ao V8 que equipa o 458, tendo um som muito mais típico de um V6… Tudo junto, deixa-nos a esperança: será desta que a Ferrari vai mesmo recuperar o Dino?!
A Ferrari produziu o Dino a partir de 1968, como uma variante mais acessível dos seus desportivos, utilizando motores V6, baptizando-o em honra do filho de Enzo Ferrari, Alfredo "Dino" Ferrari, prematuramente falecido de uma doença degenerativa. O modelo de maior sucesso foi o 246 GT que era vendido mesmo sob a marca Dino, pois Enzo Ferrari não queria colocar o seu emblema em carros mais baratos… Agora, em leilão, facilmente pode atingir o meio milhão de euros…