O Ferves Ranger é um automóvel especial. Produzido entre 1966 e 1970, este pequeno italiano é um dos "todo-o-terreno" mais carismáticos de sempre e pode ser visto como uma espécie de primo dos Fiat 500 e 600.
A Ferves (FERrari VEicoli Speciali) mostrou pela primeira vez o Ranger em 1966, no Salão Automóvel de Turim, e até ao ano de 1970 produziu um total de 600 exemplares. Este "todo-o-terreno", como foi revelado, tinha por base o Fiat 500 e era alimentado por um motor (em posição traseira) de dois cilindros de 499 cc.
Disponível com versões de duas e quatro rodas motrizes, este pequeno Ferves era uma máquina versátil e contava com capacidade de carga de 300 quilos, pára-brisas dobrável, capota removível, assentos forrados a vinil e "portas suicida", ainda que nos últimos anos tenham dado lugar a portas normais.
A velocidade máxima era de apenas 72 km/h, mas este pequeno todo-o-terreno tinha outros trunfos na manga. E não se deixe enganar pelo "design" amigável, este Ranger é robusto e tinha alguns argumentos fora-de-estrada.
Agora, muitas décadas depois, escusado será dizer que não é fácil (nem barato!) encontrar um exemplar destes, afinal só foram construídos 600. Um dos últimos a trocar de mãos foi um exemplar registado em 1973 e que pertenceu ao designer Philippe Starck. Foi vendido pela RM Sotheby’s em Londres, em 2015, com o novo dono a pagar 29.120 libras - o equivalente a 32.760 euros - por ele.