A FIAT colocou um ponto final na produção das versões diesel do FIAT Panda no passado dia 1 de Setembro. A notícia é avançada pela "Automotive News Europe", que adianta ainda que esta decisão está dentro do novo plano de negócios que o grupo Fiat Chrysler Automobiles anunciou em Junho deste ano.
A FIAT ainda não oficializou esta decisão, mas a "Automotive News Europe" já a toma como certo. Recorde-se que os motores diesel de 1.3 litros do FIAT Panda eram produzidos na unidade de produção do Grupo FCA em Bielsko-Biala, na Polónia.
De acordo com os dados da JATO Dynamics, a marca de Turim vendeu 111.002 exemplares do Panda na Europa no passado mês de Agosto, 15% menos do que no mesmo período do ano passado. Destes, apenas 15 % - 17.159 unidades – dizem respeito a motores diesel, sendo que 70 % do total de Pandas vendido teve como destino Itália.
FIAT 500 deverá ser o próximo
Este motor diesel de 1.3 litros também está disponível no FIAT 500, modelo que assenta na mesma plataforma do Panda, pelo que tudo indica que deverá ser o próximo a ver as motorizações diesel "cortadas".
Em 2020 espera-se que a FIAT lance um 500 totalmente eléctrico, mas a gama do pequeno citadino continuará a estar centrada nas motorizações a gasolina, complementada por versões "mild-hybrid".