Um Fiat Uno Turbo i.e. com mais de 200 mil quilómetros vendido em leilão por mais de 14.000 euros? Sim, aconteceu nos Estados Unidos, e a matrícula do carro não engana: foi comprado há 33 anos em Portugal!
Importado em 2020 para a cidade de Plano, no Texas, o desportivo foi vendido no portal de leilões Bring a Trailer passado dia 16 após 29 licitações.
Debaixo do capô está o característico bloco turbo de 1.3 litros e quatro cilindros, com 105 cv 147 Nm. Potência e binário, passados às rodas dianteiras por uma caixa manual de cinco relações, permitem-lhe bater nos 200 km/hora.
Para esse desempenho contribui, de forma decisiva, os "leves" 845 quilos que pesa, bastando-lhe 8,3 segundos para cumprir os zero aos 100 km/hora.
Pintado de vermelho, e com o característico adesivo nas laterais a denunciar o poder deste desportivo, nem parece ter 202 mil quilómetros no hodómetro, tal o excelente estado em que se encontra.
As características originais foram mantidas por dentro e por fora, e, antes de sair do nosso país, foi sujeito a uma rigorosa inspecção mecânica. Só os fluidos, bateria e filtros, foram trocados pelo dono antes de ser colocado à venda no portal.
E ao comprador foram ainda "oferecidos" várias peças sobressalentes, face à dificuldade que seria encontrá-las nos Estados Unidos.
A "oferta inclui grelha do radiador, turbocompressor, painel de instrumentos, encostos de cabeça e colector de admissão.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?