
















Nos últimos anos tornou-se frequente ver marcas de automóveis preocupadas com a segurança dos animais a bordo, lançando várias linhas de acessórios para melhorar o conforto dos seus amigos de quatro patas dentro dos automóveis. Mas já há fabricantes que pensam no bem-estar dos seus animais de estimação em casa.
A mais recente marca a fazê-lo é a Ford, que criou uma casota com cancelamento de som para proteger os cães de uma das coisas que mais os assusta: o barulho do fogo-de-artifício.
A marca da oval azul recorreu ao sistema de cancelamento de som que instala no SUV Edge para "contrariar" o som do fogo-de-artifício. Esta tecnologia, cada vez mais frequentes nos fones de ouvido, consiste num par de microfones (montados dentro da casota) e num sistema áudio. Assim que o som do fogo-de-artifício é detectado pelos microfones este sistema áudio emite frequências contrárias que conseguem cancelar e reduzir quase a zero este som.
Além desta tecnologia a casota conta ainda com uma camada de cortiça para ajudar a isolar o som, um sistema anti vibração, um sistema de ventilação à prova de som e uma porta automática.
Esta casota ainda é um protótipo, mas se chegar a ser produzida, não temos dúvidas que terá muitos interessados. Afinal cerca de metade dos cães revela sinais de medo quando ouve fogo-de-artifício.