O
novo Ford GT está equipado com um motor V6 EcoBoost de 3,5 que, graças a dois turbos, pode ultrapassar os 600 cv de potência. São números incríveis, mas que estão longe de ser o único "segredo" do desportivo da marca da oval azul.
A aerodinâmica também "joga" um papel fundamental nas performances deste modelo super-exclusivo e todas as saliências e aberturas da carroçaria têm um objectivo: melhorar o comportamento aerodinâmico.
Como tal, a Ford,
que recentemente venceu a categoria GTE Pro na edição deste ano de Le Mans, resolveu colocar o GT num túnel de vento em que o fluxo de ar pode atingir uma velocidade de 200 km/h.
No vídeo, é possível ver os engenheiros da Ford a avaliar a prestação aerodinâmica deste modelo, com destaque especial para a asa traseira, que é dinâmica. Foi criada para oferecer maior estabilidade e para aumentar as performances, e é um exemplo perfeito do compromisso entre o design e a eficácia.
"Uma das coisas fantásticas neste carro, tão dinâmico e belo como o design, é que cada abertura tem um propósito. Se virmos uma grande grelha, se vemos uma entrada de ar, não foi lá posta apenas para parecer bonita. Se foi lá posta, é porque tem uma função", afirmou Nick Terzes, Supervisor de Engenharia da Ford.
O resultado final deixa qualquer fã de automóveis rendido. Sobretudo os entusiastas do legado que este GT carrega, que começou na década de 60, com o GT 40, que em 1966 venceu Le Mans e quebrou a hegemonia da Ferrari que esteve imbatível entre 1960 e 1965, dando origem ao
Ford GT’66 Heritage Edition, que celebra o 50º aniversário desta vitória épica.
Ford GT à prova de... vento