Este Verão será leiloado um dos automóveis de competição com mais história de sempre. Falamos de um dos três Ford GT40 que acabaram com a hegemonia da Ferrari nas 24 Horas de Le Mans, em 1966, dando início a quatro vitórias consecutivas da Ford na mítica prova francesa.
Esta foi, de resto, um das edições mais fantásticas das 24 Horas de Le Mans. A Ferrari vinha de seis vitórias seguidas, sendo que no total a marca de Maranello soma nove triunfos na categoria geral da prova gaulesa. A fabricante da oval azul acabou com a festa italiana em 1966 e inscreveu logo três GT40 nos primeiros três lugares do pódio. O exemplar que vê acima ficou em terceiro.
Este GT40 dourado com o dorsal #5 e com o número de chassis P/1016 foi pilotado na edição de Le Mans de 1966 por Ronnie Bucknum e Dick Hutcherson, sendo que este mesmo chassis também foi usado no ano seguinte em Daytona e nos testes de Le Mans, antes de se retirar da competição.
Só voltou à ribalta em 2003, ano em que sofreu um rigoroso restauro que o deixou na condição original em que se apresentava em 1966. Depois disso foi protagonista em dezenas de eventos de clássicos por todo o mundo e nesse mesmo ano, em 2003, foi galardoado com o prémio "People’s Choice" no Pebble Beach Concours d’Elegance.
Apesar de se encontrar num estado magnífico, conta com ligeiros apontamentos derivados do uso nos vários eventos por que passou nos últimos anos. Mas isso não o torna menos especial, até porque a banda sonora que sai do motor V8 de 7.0 litros (485 cv) é capaz de dar arrepios a qualquer um. Mas a derradeira prova disso vai acontecer já em Agosto, altura em que será leiloado em Monterey pela RM Sotheby’s.
A leiloeira responsável pela venda estima que este Ford GT40 P/1016 pode chegar aos 12 milhões de dólares, o equivalente a 10,3 milhões de euros. A confirmar-se este número, será um dos clássicos norte-americanos mais caros de sempre em leilão.