Não há melhor sensação do que entrar num automóvel novo, acabadinho de comprar, pela primeira vez. O cheiro dos plásticos e de todos os outros componentes acabados de montar não passa despercebido a ninguém e tornou-se vulgarmente conhecido como "cheiro a carro novo".
"O cheiro desagradável no interior dos carros novos continua a ser o problema número um nesse mercado [o chinês]", começou por dizer Brent Gruber, um dos directores da J.D Power, em declarações à "Detroit Free Press", que confirmou que mais de 10% dos inquiridos pela J.D Power na China queixaram-se do cheiro a carro novo. "Esta taxa de queixas é cerca do dobro da taxa de reclamações em relação ao segundo maior problema, o consumo excessivo", atirou.
A Ford resolveu "atacar" este problema e contratou "cheiradores" profissionais para detectarem odores desagradáveis nos habitáculos dos seus modelos. Várias marcas utilizam profissionais com o cheiro apurado para encontrar o odor perfeito para os seus modelos, mas a Ford foi mais longe e destacou uma equipa de 18 elementos para acabar com este problema.
Este odor é causado maioritariamente pela desgaseificação dos plásticos e produtos sintéticos que encontramos dentro dos automóveis, pelo que a solução da marca da oval azul passa por deixar os novos carros ao sol com as janelas abertas e com o motor e o sistema de climatização ligados para que estes gases sejam gradualmente libertados.
Não sabemos se esta prática se vai alastrar aos modelos dos restantes mercados da Ford, mas se a marca norte-americana acabar com o famoso "cheiro a carro novo", já sabe de quem é a "culpa"!