
















Imagine o seguinte cenário: Oito modelos da Ford Performance, oito pilotos da Ford Chip Ganassi Racing Team e um circuito por sua conta. São ingredientes perfeitos para uma jornada automóvel sem paralelo e foi precisamente a pensar nisso que a marca da oval azul resolveu tonar esta ideia realidade.
Os modelos em questão foram o novo Mustang GT, Mustang GT350R, Ford GT (em versão de estrada e de competição), o Focus RS, o novíssimo Fiesta ST, o antigo Fiesta ST e a "super pick-up" F-150 Raptor, que se encontraram pela primeira vez em pista, no circuito de Motorland, nos arredores de Barcelona (Espanha).
Este vídeo, filmado em parceria com a Castrol Edge, foi feito durante quatro horas e colocou frente-a-frente as máquinas mais radicais do alinhamento da Ford. E acredite, a marca da oval azul não olhou a meios na hora de captar as melhores imagens possíveis, já que levou para esta sessão um drone, 16 câmaras GoPro e três equipas de filmagem!
O resultado é um vídeo épico e que mostra que os pilotos Ryan Briscoe, Dirk Müller, Harry Tincknell, Richard Westbrook, Stefan Mücke, Joey Hand, Olivier Pla e Andy Priaulx tiveram um dia em cheio. Ainda assim, no final, havia três "nomes" que se destacavam: Joey hand, Olivier Pla e Andy Priaulx, que conduziram o Mustang GT350R, Ford GT de estrada e Ford GT de competição, respectivamente.
Recorde-se que das "máquinas" presentes apenas duas não contam com motores com a tecnologia EcoBoost da marca da oval azul. O bloco mais pequeno é o três cilindros 1.5 litros do novo Fiesta ST e o maior é o 3.5 litros biturbo que encontramos na F-150 Raptor e no Ford GT.
Por seu turno, o Mustang GT350R é alimentado por um enorme V8 de 5-2 litros que garante 526 cv de potência, ao passo que o novo Mustang GT conta com o icónico bloco V8 de 5.0 litros que debita 450 cv.
No final, o mais rápido do dia foi (como se esperava) o Ford GT de competição, com um tempo de 1 minuto e 40 segundos, sendo que o mais lento foi a "pick-up" F-150 Raptor, com um registo de 2 minutos e 30.65 segundos. Mas a verdade é que isso é o que menos importa nesta corrida, já que qualquer reunião com mais de 3300 cv merece ser aplaudida!
Carros e pilotos
Piloto |
Veículo |
Motor |
Potência |
Vel. Máxima |
0-100 km/h |
Ryan Briscoe |
F-150 Raptor |
3.5-litre V6 EcoBoost |
450 hp (U.S specification) |
N/A |
N/A |
Dirk Müller |
Fiesta ST |
1.6-litre EcoBoost |
182 PS |
223 km/h |
6.9 sec |
Harry Tincknell |
All-new Fiesta ST |
1.5-litre EcoBoost |
200 PS |
N/A |
6.7 sec (anticipated) |
Richard Westbrook |
Focus RS |
2.3-litre EcoBoost |
350 PS |
268 km/h |
4.7 sec |
Stefan Mücke |
New Mustang GT |
5.0-litre V8 |
450 PS (anticipated) |
N/A |
N/A |
Joey Hand |
Mustang GT350R |
5.2-litre V8 |
526 hp (U.S specification) |
N/A |
N/A |
Olivier Pla |
Ford GT road car |
3.5-litre V6 EcoBoost |
655 PS |
347 km/h |
|
Andy Priaulx |
Ford GT race car |
3.5-litre V6 EcoBoost |
N/A |
N/A |
N/A |