Podiam muito bem ser os mais recentes "Art Car" da BMW, mas não. Este BMW i3 e i8 são o resultado da visão de Lapo Elkann, herdeiro do império da Fiat e fundador da "Garage Italia Customs", um estúdio de design habituado a criar automóveis… diferentes!
Tal como já tinha acontecido com o anterior projecto que envolveu a BMW e a "Garage Italia Customs" – denominado "Futurism edition", a inspiração para estas versões do i8 e do i3 vieram do "Memphis Design Group", um grupo de designers europeus que nos anos 80 adoptaram formas pouco usuais e cores vibrantes. A BMW, juntamente com Lapo Elkann, conseguiram mesmo que Michele De Lucchi, um dos membros originais do "Memphis Group" fizesse parte deste projecto.
O resultado final está longe e ser unânime, tantos são os padrões gritantes, as cores vibrantes e as formas pouco convencionais. Mas a verdade é que o objectivo foi conseguido, uma vez que estes dois modelos captaram por inteiro os ideais do referido movimento de arte que se iniciou na década de 80.
E como não poderia deixar de ser, este conjunto de BMW "i" estarão esta semana expostos no "Salone del Mobile", em Milão, evento onde este movimento "explodiu", precisamente há 36 anos.
Mas se não tiver oportunidade de viajar até Milão para ver estas criações, saiba que de seguida o i8 vai viajar até terras do "Tio Sam", para "participar" no festival de arte de Nova Iorque.