A Polícia do Dubai tem uma frota "recheada" com alguns dos automóveis mais radicais e exclusivos do mundo, entre eles um Bugatti Veyron, um Lamborghini Aventador, um Porsche 918 Spyder e até um Aston Martin One-77 avaliado em mais de 2 milhões de euros.
Apesar de tudo isto, este departamento de Polícia arranja sempre forma de nos surpreender e agora acaba de apresentar o Giath, um carro patrulha equipado com sistemas de inteligência artificial que permitem, entre outras coisas, reconhecimento facial em tempo real.
O departamento de Polícia do Dubai descreve este verdadeiro "monstro" sobre rodas como sendo "um dos veículos de polícia mais avançados do mundo", e quando olhamos para o leque de "trunfos" do Giath, somos obrigados a concordar. Além de fazer um "scan" a quem rodeia o veículo e enviar a informação acerca dessa pessoa directamente para os ecrãs montados na consola central, o Giath está equipado com um sistema que permite reconhecer veículos que estejam "marcados" pela Polícia local.
O Giath é, no fundo, um computador sobre rodas, já que além de reunir toda esta informação está constantemente em comunicações com a Sala de Operações da Polícia, permitindo assim que operações possam ser acompanhadas directamente desta sala de comandos e que a informação relativa a eventuais suspeitos possa ser imediatamente cruzada entre todas as forças locais.
Pouco ou nada se sabe acerca do veículo em si, além do facto de ter sido produzido pela W Motors. Esta empresa, fundada no Líbano mas com sede no Dubai, é responsável pelo Lykan Hypersport, um hiperdesportivo apresentado pela primeira vez em 2012 e que tinha um preço (antes de impostos) de 2.5 milhões de euros.