Já nem as solenes tomadas de posse dos presidentes das mais velhas Repúblicas do Mundo escapam aos golpes publicitários dos sempre ávidos departamentos de "marketing" das marcas automóveis! Desta vez foi a DS, a terceira marca do Grupo PSA, a aproveitar de forma magistral a tomada de posse de Emmanuel Macron como 8.º presidente da V República francesa para promover o seu novo SUV, o DS7 Crossback que só estará à venda… em Janeiro de 2018!
Macron que fez toda a campanha e seguiu até ao palácio do Eliseu, a casa da presidência da República francesa, a bordo de uma Renault Espace, trocou-a por este DS7 Crossback único, feito propositadamente para o tradicional desfile pelos Campos Elíseos, para aclamação dos parisienses e dos franceses em geral. Apesar da chuva persistente, Macron aproveitou o tecto de abrir em lona para se colocar fora do carro a acenar à multidão.
Este DS7 Crossback foi alvo de um trabalho bastante cuidadoso, além da montagem feita quase manualmente, já que a linha de montagem de Mulhouse, onde será fabricado, ainda não o está a produzir. Destaca-se, precisamente, pelo tecto de abrir, em lona, que permite ao presidente aparecer em público nestes desfiles. A carroçaria está pintada num azul muito escuro e o interior está forrado a pele negra… que não há-de ter apreciado a quantidade de chuva que apanhou!
Além dos porta-bandeiras montados no pára-choques dianteiro, a versão presidencial do DS7 Crossback distingue-se ainda pelos logótipos da "República Francesa" na consola central e num friso exterior, além da bandeira tricolor na frente, sobre a grelha, onde costuma estar o símbolo da marca "irmã mais nova" da Citroën e Peugeot. A DS não revelou qual a motorização utilizada, o que só leva a concluir que não terá sido a versão híbrida, prevista apenas para 2019. E a prova de que se tratou, acima de tudo, de uma brilhante jogada promocional é que este DS7 "presidencial" não ficará ao serviço de Emmanuel Macron mas estará em exposição, a partir de amanhã, no DS World Paris, o espaço da marca no coração de Paris!
O DS7 Crossback será o primeiro modelo desenvolvido e produzido desde que a marca se tornou independente da Citroën. Embora já se possam fazer encomendas de uma primeira série especial, denominada "La Premiere", não chegará antes de Janeiro do próximo ano, no caso da versão BlueHDi, com o motor Diesel de 180 cv e caixa automática de 8 velocidades.