
















Nem só de hiperdesportivos milionários – como o Bugatti "La Voiture Noire" ou o Koenigsegg Jesko – se faz o Salão Automóvel de Genebra. Lá pelo meio também há espaço para invenções verdadeiramente revolucionárias, como o Goodyear Aero, um protótipo de um pneu que foi desenvolvido a pensar nos… carros voadores!
A marca norte-americana apresenta este conceito como sendo o pneu do futuro e não é difícil perceber o motivo. É que além de funcionar como um pneu "convencional", este Aero também se assume como uma hélice.
Não percebeu? Nós explicamos. O Aero conta com dois modos de funcionamento distintos. No primeiro, como referimos acima, passa por um pneu normal que garante a ligação entre o automóvel e o solo. Apesar de não ter ar no interior, continua a ser capaz de absorver todas as irregularidades da estrada, tudo graças aos complexos aros das rodas.
No segundo modo de funcionamento – aquele que lhe dá o nome – o Aero roda a 90 graus e passa a funcionar como hélice, deixando o automóvel com uma configuração semelhante à que estamos habituados a ver nos drones.
Escusado será dizer que a realidade onde estes pneus existem (e funcionam!) ainda está distante, mas somos obrigados a admitir que a Goodyear se apresentou no certame helvético com uma ideia inovadora e que não deixou ninguém indiferente, sobretudo os fãs da saga "Back to the Future".