Como é que se engana o Google Maps ao transformar uma rua quase sem trânsito num enorme "engarrafamento"? Para Simon Weckert, a proeza não foi nada difícil, naquela que foi uma prenda antecipada ao 15º aniversário que a aplicação informática irá celebrar sábado.
Há três anos, durante uma manifestação em Berlim, o artista alemão deu-se conta que a aplicação informática mostrava um enorme "engarrafamento" numa zona onde não havia circulação automóvel.
Depressa percebeu que o "congestionamento" estava a ser provocado pelos telemóveis dos manifestantes. Nascida a ideia, para concretizar o projecto artístico Google Maps Hack, o jovem precisou apenas de 99 telemóveis para provocar mudanças reais no tráfego da cidade.
No vídeo que publicou no Youtube, vê-se Simon Weckert a passear com um carrinho de mão carregado de telemóveis numa avenida deserta da capital germânica. À medida que avança, na zona identificada pelo Google Maps o verde é substituído por pontinhos vermelhos.
Sabendo que a aplicação demora o seu tempo a corrigir o erro, o alemão consegue provocar um "engarrafamento" virtual de uma forma simples, com impacto directo para todos os condutores que usam a aplicação.
Para Simon Weckert, esta "brincadeira" pretende apenas denunciar a maneira como o Google Maps mudou a nossa compreensão sobre a finalidade de um mapa e a maneira como interagimos com ele.
"O que realmente me interessa é o impacto que a tecnologia tem actualmente na nossa sociedade", explicou o artista à revista Wired.
Numa resposta bem-humorada ao desafio, a multinacional afirmou que "adora ver o Google Maps a ser usado de forma criativa", pela ajuda que dá para que os seus mapas sejam cada melhores.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?