Nada como celebrar as vitórias em pista do glorioso Jaguar E-Type do com uma edição exclusiva do coupé e do "irmão" descapotável.
Baptizada Project ZP, esta colecção de 14 exemplares inspira-se nos modelos que conquistaram 24 pódios entre 1961 e 1964.
Cada par é constituído por um Drophead Coupé, inspirado no ECD 400 original de Graham Hill, e um Fixed-Head Coupé, derivado do BUY 1 de Roy Salvadori.
O primeiro está pintado em Oulton Blue, com o interior em couro vermelho, e o segundo em Crystal Grey, com os revestimentos em azul-escuro contrastante.
Os artesãos da Jaguar Classic Works trabalharam cerca de 2.000 horas em cada veículo, para transformá-lo numa obra-prima.
Vencedor em Oulton Park
A E-Type ZP Collection da Jaguar inclui detalhes que celebram o legado daquele desportivo, com diversas melhorias para um maior conforto de condução.
O primeiro presta homenagem ao E-Type Drophead Coupé com que Graham Hill conquistou a primeira vitória no circuito de Oulton Park em 1961.
Pintado em Oulton Blue, derivado da cor original Indigo Blue, tem vários detalhes exteriores a homenagear aquele carro.
O capô preto está decorado com circunferências em branco, assim como nas portas, com um baton dianteiro a enquadrar o interior da entrada de ar frontal.
Foram eliminadas a barra decorativa da grelha e os escudetes dianteiros, tal como no original de competição. Todavia, foi acrescentado um spoiler que demorou mais de 40 horas a ser terminado à mão.
As grelhas estão soldadas no capô, com este a ter fechos externos ligados por cintas de retenção em couro, e com os logótipos ZP gravados um pouco por todo o lado.
O interior tem acabamentos em couro vermelho Bridge of Weir e feltro Hardura da época, e nem sequer falta uma buzina Growler dourada.
Os painéis artísticos na consola central são acabados em alumínio anodizado com detalhes exclusivos gravados à mão pelo mestre Johnny 'King Nerd' Dowell.
O Fixed-Head Coupé é inspirado no BUY1 com que Roy Salvadori ganhou a prova de Crystal Palace em 1961.
Pintado em Crystal Grey, tem circunferências brancas e pormenores exteriores a condizer, com a barra decorativa e o logótipo da marca eliminados da grelha
O coupé equipa os mesmos pára-choques cromados do Drophead, assim como as grelhas do capô soldadas. E também está decorado com os logótipos laterais exclusivos a imitarem o desenho dos autocolantes de competição da época.
O interior é revestido em couro Bridge of Weir na cor Dark Navy e em feltro Hardura. O volante é em madeira de faia, com os detalhes na consola central em alumínio anodizado cinzento.
Tem gravada a pista de Crystal Palace com o anagrama King of the Airfields por que Roy Salvadori era conhecido, assim como o perfil do desportivo.
Cada exemplar vem com um capacete de época da Everoak, em tudo igual aos usados por Hill e Salvadori e ajustado manualmente a cada cliente.
O saco para o capacete complementa a bolsa em couro que contém o manual de utilizador do carro.
A nível mecânico, cada um dos 14 exemplares da coleção ZP baseia-se nas especificações técnicas do E-Type Série 1 produzido entre 1961 e 1964.
A equipá-lo está o bloco atmosférico de 3.8 litros com 265 cv e 354 Nm, para uma velocidade máxima a bater nos 240 km/hora originais.
Incluído está um radiador em liga leve ao estilo de 1961, com ventilador eléctrico e ignição electrónica, bem como um sistema de escape em aço polido inoxidável.
A melhoria mecânica mais notável é a nova caixa manual com as cinco velocidades sincronizadas em todas as relações para passagens mais suaves.
Esta transmissão especialmente concebida para o efeito permitiu preservar a originalidade da carroçaria.
Adaptado aos novos tempos, cada desportivo inclui sistema de infoentretenimento com rádio, ligação Bluetooth e navegação.
As encomendas para estes Jaguar E-Type muito especiais já estão abertas, embora não sejam indicados preços.
No final deste ano, a divisão SV Bespoke da insígnia britânica irá introduzir uma combinação de produção limitada do F-Type inspirada na colecção E-Type ZP.
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