Por alturas de uma mudança encontram-se sempre peças de que já não se precisa e nada como fazer uma… venda de garagem que, passe o exagero, é o que o Conservatório da Citroën se prepara para fazer no próximo dia 10 de Dezembro. Serão 65 automóveis, de 1924 até quase aos nossos dias, e mais de outros 90 itens, num leilão que apenas decorrerá "online".
Fundado em 2001, o Conservatório Citroën tem um espólio de mais de setecentos carros, desde 1919, quando da fundação da marca. No entanto, vai em breve mudar de instalações, das actuais em Aulnay-dous-Bois, para o novo grande centro histórico de todo o grupo, em Sochaux, denominado L'Aventure Peugeot Citroën DS. É para reduzir a quantidade de veículos a transportar que a marca francesa vai vender agora estes carros, muitos dos quais tem em duplicado, embora neste lote estejam também vários protótipos que serão "filhos únicos"…
Além dos automóveis, há uma variada série de objectos, desde cartazes de publicidade, a fatos de competição de pilotos oficiais, fotografias, brochuras de modelos vários, a painéis de modelos desportivos e até um busto de André Citroën! A marca francesa diz que o dinheiro que fará neste leilão será usado para comprar novas peças, mais raras, para enriquecer a sua colecção até 2019, ano do seu centenário. Este leilão apenas poderá ser seguido pela Internet (obrigando a um registo), através do site
www.drouotlive.com.
O modelo mais antigo presente é um Type C 5 HP de 1924 – lançado em 1922 para democratizar o automóvel –, em fantásticas condições. Há outros modelos antigos que estão a exigir profundos trabalhos de restauro, com destaque para o camião C4 Plateau de 1939… mas apenas 31.145 km! Outra das grandes atracções deste lote é uma das unidades de testes usadas para o desenvolvimento do famoso Citroën Traction, o primeiro automóvel de passageiros com tracção dianteira, carroçaria monobloco e travagem hidráulica. Esta revolução tecnológica chegou mesmo a tempo de salvar a Citroën numa fase muito difícil!
Há ainda curiosos e pouco conhecidos modelos de quatro rodas motrizes: como o Méhari 4x4 de que se fizeram apenas 1213 exemplares; um FAF que pretendia ser um todo-o-terreno acessível (Fácil a Fabricar, Fácil a Financiar…) para países em desenvolvimento, onde o Méhari não era suficientemente robusto; ou um… Iltis, exactamente, tal como o Volkswagen: nasceu e uma aliança entre a Citroën e a VW para a marca francesa poder concorrer a uma encomenda do exército gaulês que só exigia que o motor fosse francês.
Há carros de competição, nomeadamente o C2 com que o campeão do Mundo de Ralis, Sebastian Ogier, deu os primeiros passos no Mundial, em 2008 ou um BX GTI que fazia provas de velocidade em Espanha. Mas há também muitos protótipos – destaque para os dois Eco que, há mais de três décadas, procuravam já consumos e emissões baixos – e também uma série de colaborações com o criador suíço Sbarro. Uma colecção bem variada e com preços de licitação até baixos para a exclusividade das peças que aqui encontramos. O problema vai ser o que eles irão subir até o martelo bater na decisão final…