Tal como já acontece com a Aston Martin e com a Jaguar Land Rover, também o grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA) vai ter um programa de compra, restauro e venda de automóveis clássicos. O anúncio foi feito no salão Rétromobile (onde a JLR Classis Works revelou que vai construir 25 lendários Jaguar D-Type), em Paris, sendo que também se ficou a conhecer o nome deste programa: "Reloaded by Creators".
A empresa refere ainda que a ideia veio dos museus de arte e que acredita que é "um projecto cultural" que vai beneficiar coleccionadores e amantes de automóveis clássicos. Mas não pense que o grupo FCA se limitou a dizer que vai fazer. É que no salão Rétromobile já foram apresentadas as primeiras cinco criações do programa "Reloaded by Creators".
Se procurar algo mais antigo talvez a escolha possa cair no Fiat 124 Spider Europa Pininfarina de 1981. Apresentado originalmente no Salão de Genebra do mesmo ano, tratava-se de uma edição especial alimentada por um bloco de 2.0 litros que debitava 105 cv de potência, sendo que este exemplar em particular conta apenas com 10 mil quilómetros feitos.
Apresentados que estão os dois "Alfas" e o Fiat, resta-nos mostrar-lhe os dois Lancia que restam. O primeiro data de 1959 e é um Lancia Appia Coupé. Trata-se de uma berlina 2+2 desenhada pelo estúdio Pininfarina e conta com uma pintura bicolor.
Mas deixámos o melhor para o fim. É que a última das cinco primeiras criações deste programa é um fantástico Lancia Fulvia Coupé Monte Carlo de 1973. Trata-se de uma edição especial criada para assinalar a vitória da marca no Rali de Monte Carlo de 1972 (como a placa comemorativa no "capot" sugere) e é alimentada por um motor de 1.3 litros que debita 90 cv de potência.