Apesar da já muito badalada ultra ambiciosa aposta na mobilidade eléctrica, o Grupo VW não vai deixar cair as motorizações e os automóveis convencionais nos anos mais próximos. Antes pelo contrário, não só irá fazer um enorme investimento nos automóveis como sempre os conhecemos como irá até apostar na evolução dos motores Diesel, apesar das enormes dores de cabeça e dos rombos financeiros que a tecnologia lhe provocou recentemente…
De acordo com o que o presidente Mathias Müller apresentou ontem na tradicional conferência anual do grupo alemão para os "media" – hoje é a vez da marca Volkswagen de forma isolada – o Grupo VW, no seu conjunto, entregou, em 2017, um total de 10,7 milhões de veículos, conseguindo um volume de negócios recorde de 230,7 mil milhões de euros!
Apesar dos muitos problemas enfrentados com o "Dieselgate", aquele foi um número que permitiu uma boa almofada financeira para Mathias Müller anunciar o que será o maior investimento de sempre da VW, até 2022, totalizando 124 mil milhões de euros, divididos da seguinte forma: 34 mil milhões (dos quais 6,6 mil milhões já este ano) para e mobilidade eléctrica, condução autónoma e serviços de mobilidade; e 90 mil milhões (19,8 mil milhões este ano) para veículos e motorizações convencionais.
Quanto ao futuro autónomo, Mathias Müller anunciou que o Grupo VW se está a preparar para a mudança, apontando o exemplo do Audi A8 que já teria possibilidades de disponibilizar um grau de autonomia de Nível 3, se a legislação o permitisse. Mas garantiu que a companhia irá mesmo avançar para a produção do futurista Sedric, embora sem apontar para uma data exacta. "É até provável que o Sedric deixe o nosso grupo para ser refinado como produto de produção, antes de integrar a gama de uma das nossas marcas", referiu o presidente do Grupo VW.