Para os mais puristas transformar um BMW 2002 é um autêntico sacrilégio, afinal estamos a falar de um dos automóveis mais icónicos da história da BMW. Mas isso não impediu a empresa norte-americana Gruppe5 Motorsport de transformar este modelo em versões inspiradas na competição, com a ajuda da Riley Technologies e da CarBahn Autoworks.
Denominado Gruppe5 2002, este modelo tem por base versões normais do BMW 2002 original mas conta com mais potência e com uma aerodinâmica mais radical. Está homologado para circular na estrada, mas é em pista que ganha mais vida. Mas outra coisa não seria de esperar, é que estamos perante um GT que pode ter mais de 800 cv de potência e que pesa 1100 quilos.
À excepção do chassis, que é original, tudo o resto é novo, declaram os seus criadores. Os carros dadores, ou seja, os BMW 2002 originais, são totalmente desmontados para abrir espaço para os novos componentes. Os painéis de carroçaria originais são substituídos por elementos em fibra de carbono, a estrutura é reforçada com elementos tubulares e é instalada uma gaiola de segurança homologada pela FIA.
Quanto ao motor, o bloco original de quatro cilindros foi substituído por um poderoso bloco V10 - "roubado" a um M5 E60 da BMW - que está disponível com duas configurações: 5.8 litros com 755 cv e 712 Nm de binário e 5.9 litros com 815 cv e 746 Nm. Ambos precisam de gasolina de 100 octanas para atingir estes números.
Ao todo serão construídos apenas 300 exemplares, sendo que 100 dos quais estarão equipados com o motor mais potente e os restantes 200 serão alimentados pelo bloco de "apenas" 755 cv. Em qualquer dos casos, estes motores surgem acoplados a uma caixa sequencial Xtrac de seis velocidades.
Quanto à suspensão, é do tipo "push-rod" e conta com amortecedores ajustáveis e molas de alto rendimento. A altura da carroçaria pode ser ajustada num leque de quase 8 centímetros.
Os discos de travão são em carbono e estão escondidos por umas jantes BBS em alumínio com 19 polegadas. Mas o "look" exterior só fica completo com uma enorme asa traseira, cavas das rodas musculadas, entradas de ar laterais de grandes dimensões e claro, um enorme difusor traseiro.
Mas não se deixe enganar pelo "look" vintage, é que este Gruppe5 2002 conta com "mordomias" como ar condicionado, sistema detector anti-colisões da Bosch e câmara traseira, isto já para não falar de um sistema de telemetria muito completo e um sistema pneumático para elevar a carroçaria.
A produção do Gruppe5 2002 só arranca este Verão mas a fabricante norte-americana já está a receber encomendas. De acordo com a publicação "Road&Track", a versão base, equipada com o motor de 5.8 litros de 755 cv, começa nos 875 mil dólares, qualquer coisa como 778 mil euros, mas a versão mais potente dispara para os 975 mil dólares, o equivalente a 867 mil euros.