Chama-se H2.City Gold e é o primeiro autocarro da CaetanoBus a usar a tecnologia de pilha de combustível da Toyota no continente europeu.
Com uma autonomia de 400 quilómetros, o veículo pesado de passageiros vem complementar a oferta já existente de autocarros eléctricos da empresa portuguesa, estando as primeiras entregas previstas já para 2020.
O H2.City Gold, que tem a mesma célula de hidrogénio do Toyota Mirai, tem uma pilha de combustível de 60 kW e um motor eléctrico de 180 kW.
Em menos de nove minutos é possível recarregar os tanques de hidrogénio armazenados no tejadilho, o que, aliado à elevada autonomia da viatura, não compromete as operações de transporte na cidade.
O autocarro dispõe ainda de sensores de fuga de combustível e de colisão, de maneira a que, em caso de acidente, o fornecimento de hidrogénio seja de imediato cortado nos tanques.
"A CaetanoBus foi o parceiro ideal para começar o desenvolvimento das nossas actividades de venda de pilhas de hidrogénio", revelou Johan van Zyl, presidente da Toyota Motor Europe.
"Estou ansioso por receber a primeira reacção do mercado a este projecto e expandir o negócio de fornecimento da tecnologia das pilhas de combustível a hidrogénio", acrescentou o responsável.
O presidente da Salvador Caetano Indústria, por seu lado, afirmou que "a nossa parceria com a Toyota foi alargada com sucesso para a criação deste novo autocarro urbano para a Europa."
Ainda de acordo com José Ramos, "este projecto vai permitir às cidades repensar a mobilidade do futuro e melhorar a sua qualidade de vida."
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?