Acha que o limite de 30 km/h em zonas urbanas é baixo? Então saiba que há uma cidade na Galiza, em Espanha, que vai reduzir o limite de velocidade para apenas 6 km/h, escreve o "Diário de Pontevedra".
Este limite bastante baixo será imposto em zonas específicas da cidade de Pontevedra que estarão devidamente assinaladas com sinalização própria e o objectivo é, na verdade, muito simples: dar prioridade e mais segurança aos peões.
Este limite de velocidade vai aplicar-se a todo o tipo de veículos, com ou sem motor, sejam eles automóveis, motas, bicicletas ou trotinetes. A excepção será dada somente a pessoas com mobilidade reduzida que se desloquem numa cadeira de rodas eléctrica ou num veículo específico.
A escolha dos 6 km/h não foi por acaso, é que essa é em média a velocidade a que os peões se deslocam. Assim, peões e veículos vão circular todos à mesma velocidade.
O incumprimento deste limite vai resultar em coimas que poderão ir de 200 a 500 euros. E se acha que esta decisão não vai para a frente, então saiba que este tipo de limites baixos não são exactamente uma novidade em Pontevedra, que já tinha zonas limitadas a apenas 10 km/h.