Desde que foi apresentado, uns dias antes do Salão Automóvel de Paris abrir portas, o Peugeot e-Legend causou um impacto imediato, não deixando ninguém indiferente às suas linhas clássicas que surgem combinadas com um propulsor 100% eléctrico e com tecnologia de condução autónoma de nível 4.
Este sucesso foi, como seria de esperar, transportado para o Salão parisiense, com este protótipo inspirado no icónico Peugeot 504 Coupé a ser uma das grandes estrelas do evento. Mas nem tudo "são rosas", é que todo este impacto está a criar um problema à Peugeot: produzir ou não este modelo?
Para muitos dos fãs da marca do leão esta questão é óbvia e esta tem que ser a base do novo Peugeot 508 Coupé. E para que a Peugeot considere produzi-lo até já foi criada uma petição online para ajudar este protótipo a receber luz verde para produção.
Este é um daqueles problemas bons e que apostamos que nenhum responsável de qualquer marca se importa de ter. Ainda assim, a Peugeot terá colocado a decisão final nas mãos dos fãs, com Jean-Philippe Imparato, CEO da marca do leão, a confirmar via Twitter que se esta petição chegar às 500 mil assinaturas a Peugeot terá que considerar produzi-lo.
If we get to 500,000 we might really have to consider it… #PeugeotELegend @Autonews_frhttps://t.co/hNOzPlZn7w
— Jean-Philippe Imparato (@JPImparato) October 2, 2018
Em momento algum o responsável máximo da Peugeot garante que este modelo será produzido, mas o facto de ter confirmado que sabe da existência desta petição e que pondera considerar a produção deste modelo já são motivos de esperança suficientes para os amantes da marca francesa, que duas semanas depois do arranque da petição já reuniram 45 mil assinaturas.
Não é segredo para ninguém que o português Carlos Tavares, "patrão" do Grupo PSA, está focado em modelos de grande produção e que possam garantir rentabilidade para as marcas do grupo. Por outras palavras, a aposta passa sobretudo por SUV’s e crossovers.
A avaliar por esta visão, é difícil ver um modelo tão específico como um coupé eléctrico no catálogo futuro da Peugeot, e o fim do Peugeot RCZ só reforça esta ideia.
Contudo, é sempre possível uma edição bastante exclusiva assente numa plataforma já existente, permitindo assim manter os custos controlados. Por isso só nos resta aguardar pelo próximo capítulo desta história, se é que vai existir algum…