A Toyota está a trabalhar num hiperdesportivo híbrido de 1000 cv inspirado no protótipo GR Super Sport Concept (ver galeria) que mostrou no início deste ano no Salão Automóvel de Tóquio, no Japão. Porém, os detalhes em torno deste modelo ainda são escassos e ainda não sabemos quando chegará ao mercado.
Mas isso não impediu Orlando Rodríguez, representante da Toyota Australia, de acabar com um dos mistérios em torno deste desportivo, o preço. Em declarações à publicação "Motoring", Rodríguez foi questionado sobre se este modelo podia custar 1 milhão de dólares australianos (cerca de 639 mil euros) e respondeu assim: "Falamos de um hiperdesportivo pelo que o seu preço podia estar a esse nível".
O representante da marca nipónica na Austrália apressou-se a dizer que desconhece os planos da Toyota para o lançamento deste "monstro" híbrido e que não sabe em que mercados será posto à venda. "Nem sequer sabemos quando estará disponível, em que mercados se vai comercializar e onde poderá ser homologado para a estrada. A Toyota revelou apenas a sua intenção de converter esse protótipo num carro de produção", acrescentou.
A confirmar-se este preço, o Toyota GR Super Sport será bastante mais barato do que os seus rivais directos, como é o caso do Aston Martin Valkyrie ou o Mercedes-AMG Project One, ambos com um preço que ronda os três milhões de euros.
Recorde-se que a intenção da Toyota é equipar este hiperdesportivo com um motor V6 biturbo de 2.4 litros e com o sistema híbrido THS-R (Toyota Hybrid System-Racing) do Toyota TS050 Hybrid com que a marca nipónica venceu as últimas 24 Horas de Le Mans.
Este sistema deverá garantir uma potência combinada a rondar os 1000 cv, pelo que combinado com um chassis monocoque em fibra de carbono bastante leve deverá transformar este "Super Toyota" num autêntico foguete com rodas.