O Honda Civic Type R apresentou-se ao serviço do departamento de Polícia do estado australiano de New South Wales, depois de um acordo entre esta força policial e a Honda para um empréstimo com a duração de 12 meses.
O bloco 2.0 VTEC turbo de quatro cilindros produz 320 cv de potência e 400 Nm de binário máximo, permitindo acelerações dos 0 aos 100 km/h em 5,7 segundos e uma velocidade máxima de 272 km/h.
São números mais do que suficientes para meter os "aceleras" australianos em sentido, mas tal como muitas vezes acontece naquele país, este Honda Civic Type R não será usado para perseguir criminosos. Será, isso sim, utilizado na iniciativa "Eyewatch" das autoridades australianas que visa aproximar as pessoas das forças policiais através das redes sociais e encorajar os cidadãos a assumirem um papel mais activo na segurança da comunidade.
Assim, o Type R será usado em diversos eventos por todo o estado de New South Wales e terá como missão promover um diálogo positivo entre as pessoas e as forças de autoridade.
Stephen Collins, director da Honda Austrália, não tem dúvidas em afirmar que o Civic Type R será o "recruta" ideal para atrair mais interesse público nas actividades da Polícia local.
"O Civic Type R foi desenvolvido de raiz para garantir uma experiência de condução satisfatória no segmento dos hot hatches. Provou ser extremamente popular entre os clientes, os entusiastas e os media motorizados, por isso estamos optimistas de que a Polícia de NSW o vai achar uma óptima ferramenta para gerar interesse na comunidade", disse.