O novo Honda Civic Type-R apossou-se do recorde do Nürburgring para veículos de série de tracção dianteira, ao fazer uma volta no tempo de 7.43,8 m. Marca fabulosa que bateu por 5,4 s o anterior recorde, desde Maio do ano passado na posse do
VW Golf GTI Clubsport S que, por sua vez, o "roubara" ao anterior Honda Civic Type-R que o estabelecera em Março de 2015. Entre os dois Honda, a evolução foi de… 6,8 s!
Segundo a marca nipónica, o carro que conseguiu esta extraordinária marca logo nos primeiros dias deste mês era ainda uma versão de desenvolvimento, mas praticamente igual à que chegará aos concessionários no próximo Verão, quando começar a ser produzida na fábrica britânica de Swindon. Ou seja, com a potência aumentada de 310 para 320 cv, binário de 400 Nm, caixa de seis velocidades com relações um pouco mais curtas e ligeira cura de emagrecimento (menos 16 kg, para 1366 kg), apesar do aumento da rigidez do conjunto em 16%, face ao anterior Type-R.
Honda Civic Type-R esmagou recorde do Nürburgring!
"As velocidades em curva atingidas pelo novo Type R são mais elevadas porque o carro tem vias e pneus mais largos, maior distância entre eixos, nova suspensão multibraços atrás e uma aerodinâmica optimizada que melhora a estabilidade", explicou o engenheiro responsável pelo desenvolvimento do chassis, Ryuichi Kijima que exemplificou:
"É normal os pilotos entrarem na curva após Metzgesfeld à volta dos 150 km/h mas, mesmo nesta curva de média velocidade, este carro consegue passar 10 km/h mais depressa que o Type-R anterior".
Foi com estes ganhos, curva a curva, que o novo Civic Type-R somou os 6,8 s que conseguiu tirar ao tempo marcado pelo seu antecessor, em Março de 2015. O carro utilizado estava, pois, praticamente igual aos que estarão à venda no próximo Verão, nomeadamente a nível dos pneus que é sempre um pomo de discórdia nestas tentativas de recorde em torno do "Inferno Verde"…
Única alteração digna de nota foi que a Honda retirou o banco traseiro e o sistema de infoentretenimento para ganhar o peso adicional correspondente à montagem de um "rol bar". Uma célula de segurança que a marca definiu como "flutuante" para enfatizar o facto de não ter contribuído para o aumento de rigidez torsional da carroçaria. A Honda não divulgou ainda os dados de "performances" do Honda Type-R, mas é certo que atingirá os 100 km/h em menos dos 5,7 s do seu antecessor.
Espera-se agora a resposta da VW, com a
nova geração do Golf, se bem que as versões mais extremas não estejam para aparecer tão cedo. Antes, porém, a Renault poderá tentar fazer frente à Honda, quando lançar
o novo Mégane R. S. de que também se esperam mais de 300 cv e o recurso ao sistema de quatro rodas direccionais!