O novo Honda Civic Type R já esta disponível para comercialização em Portugal com um preço que começa nos 46.900 euros.
AQUELA MÁQUINA
já conduziu este modelo em Junho, no circuito de Lausitzring, e não temos dúvidas em afirmar: ainda bem que continuam a ser produzidos automóveis como este, pensados à medida do prazer da condução…
O motor 2.0 VTEC turbo é uma evolução do bloco que já estava disponível, mas foi "apimentado" pelos engenheiros da Honda e agora debita 320 cv às 6.500 rpm e 400 Nm de binário entre as 2.500 e as 4.500 rpm. Este motor, juntamente com a caixa manual de seis velocidades, ajuda a vincar (ainda mais) o carácter desportivo desta versão, que vai dos 0 aos 100 km/h em 5,7 segundos e consegue acelerar até aos 272 km/h de velocidade máxima.
O novo Civic Type R apresenta três modos de condução disponíveis: "Sport", "Comfort" e "R+", sendo que é este último que permite aproveitar ao máximo todo o potencial desportivo do Type R, sobretudo numa utilização em pista. Estes modos não só alteram a rigidez da suspensão como a resposta do acelerador, da direcção e a resposta da caixa de velocidades.
Mas é a maior eficácia da suspensão e do chassis -
"a rigidez torsional foi aumentada em 38% face ao modelo anterior", revelou Hideki Kakinuma, engenheiro responsável pelo projecto - que nos permite afirmar que este novo Type R é um passo em frente face ao seu antecessor. E o facto deste modelo ter "esmagado" o recorde do Nurburgring – "assinou" um tempo de 7 min e 43,8 seg - para modelos de tracção dianteira é prova disso mesmo (ver vídeo abaixo)…
Mais largo, mais comprido e mais baixo do que qualquer um dos seus antecessores, o novo Civic Type R apresenta uma aparência renovada e bastante mais agressiva, com especial destaque para as entradas de ar dianteiras e traseiras e para as cavas das rodas mais musculadas que deixam antever a vocação desportiva desta proposta.
Honda Civic Type-R esmagou recorde do Nürburgring!
Há quem considere a imagem do novo Civic Type R demasiado arrojada, mas tal como Hideki Kakinuma explicou,
"cada elemento tem uma função". O mesmo é dizer que os novos apontamentos aerodinâmicos são fundamentais para a "performance" deste Type R, como Tiago Monteiro, piloto da Honda no WTCC esclareceu:
"A aerodinâmica do novo Civic é 12% mais eficaz do que a do modelo anterior e foi uma pena não o podermos ter utilizado para desenvolver o carro de competição deste ano".
Para que isto fosse possível os responsáveis da Honda incluíram uma cortina de ar frontal, um guarda-lamas traseiro fino e geradores de vórtice na borda posterior da linha do tejadilho. Isto já para não falar da enorme asa posterior e do difusor traseiro que "arruma" três saídas de escape, estudadas e desenvolvidas para aprimorar a "anda sonora" que sai do bloco VTEC.
Avançando para o habitáculo, destaca-se a consola central onde "brilha" um ecrã táctil que não só serve de terminal multimédia como garante a integração com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto. Porém, são os bancos desportivos com enorme suporte lateral, os apontamentos em fibra de carbono e o logo da Honda a vermelho – característica das versões Type-R – que nos lembram que estamos sentados num "hot hatchback".
O novo Honda Civic Type R é produzido na unidade de Swindon, no Reino Unido, e tal como referimos acima o preço no nosso país arranca nos 46.900 euros para a versão "base" e nos 49.900 euros para a versão GT com o nível de equipamento "Connect Navi".