Depois do Nürburgring, de Spa-Francorchamps e de Magny Cours, o Honda Civic Type R tornou-se o rei da tracção dianteira em Silverstone, no Reino Unido.
O samurai japonês continua imparável no seu "tour" por alguns dos circuitos mais icónicos da Europa, num desafio a que a Honda apelidou de "Type R Challenge 2018". A conquista mais recente foi no circuito de Silverstone, onde no próximo fim-de-semana se disputa o Grande Prémio da Grã-Bretanha em Fórmula 1.
Ao volante deste Type R esteve o piloto Matt Neal, tricampeão do campeonato britânico de turismos (BTCC), que percorreu o traçado britânico de 5,89 quilómetros em 2 minutos e 31,32 segundos, marca que coloca este desportivo japonês no topo da lista dos automóveis de tracção dianteira neste circuito.
Para trás ficou o Honda Civic Type R da geração anterior, modelo que em 2016 tinha fixado um tempo de 2 minutos e 31,85 segundos numa iniciativa muito semelhante a esta.
"Onde encontrei a principal vantagem do Type R foi nas curvas rápidas, pela estabilidade que tem combinado com a sua aerodinâmica e suspensão avançada. Em curvas como Copse ou Stowe podes entrar com bastante velocidade e fazê-lo com confiança", afirmou Matt Neal, depois de bater este recorde.
Recorde-se que esta missão europeia do Civic Type R, alimentado por um motor VTEC turbo de 2.0 litros que debita 320 cv de potência, ainda vai passar pelo circuito de Hungaroring, na Hungria, e pelo "nosso" circuito do Estoril. Jenson Button, que corre actualmente com um NSX Super GT no Japão, e Tiago Monteiro foram os pilotos escolhidos para "atacar" estes dois traçados.