
















O Honda Civic Type R, o automóvel de produção de tracção dianteira mais rápido no mítico Nürburgring, acaba de bater mais um recorde. Desta vez o palco escolhido foi o traçado belga de Spa-Francorchamps, onde o Civic Type R estabeleceu um novo tempo de referência para os carros de tracção frontal.
"Para mim, como piloto de automóveis, é claro que o Type R nasceu para a pista mas também parece certo nas estradas do dia-a-dia", afirmou o piloto belga. "Quando me sento no carro, é muito confortável e a visibilidade no geral é muito boa".
Baguette mostrou-se ainda muito impressionado com o chassis do Type R, bem como com o comportamento no geral e a resposta da direcção. O belga confessou ainda que a tracção deste modelo é "fantástica" e que o "pack" aerodinâmico "realmente garante estabilidade a altas velocidades".
Recorde-se que este é o terceiro recorde que o Civic Type R bate, sendo que antes desta paragem na Bélgica já tinha passado em Magny-Cours, na França, e em Nürburgring, na Alemanha, onde estabeleceu um tempo "canhão" de 7 minutos e 43.8 segundos.
Até ao final deste ano a Honda quer fazer o mesmo em mais três circuitos europeus: Silverstone, em Inglaterra, Hungaroring, na Hungria, e Estoril, em Portugal. Os pilotos para estas três "missões" já estão escolhidos: Jenson Button, Matt Neal e Tiago Monteiro.
Recorde-se que este Honda Civic Type R, apresentado no Salão Automóvel de Genebra do ano passado, é alimentado por um bloco de 2.0 litros turbo que debita 320 cv de potência e 400 Nm de binário máximo. Estes números permitem uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 5,7 segundos e uma velocidade máxima de 272 km/h.