O Honda Civic Type-R é um dos "hot hatchbacks" do momento. Ninguém tem dúvidas sobre isso. Basta dizer que "arrumou" com toda a concorrência no mítico traçado do Nürburgring, onde conseguiu um novo recorde para os veículos de série de tracção dianteira: 7 minutos e 43, 8 segundos.
Ainda assim, isso não impediu estes engenheiros da marca nipónica de prescindir do banco traseiro e de criar uma "caixa" de carga metálica, quem sabe para "carregar" um conjunto de pneus extra para a próxima vez que resolver participar num "track day".
Apesar desta transformação este Civic Type R "pick-up" continua com um "look" bastante fiel à versão original. Os pilares dianteiro e central foram aproveitados, a metade inferior da secção posterior também e a enorme asa traseira continua presente.
A Honda não fez alterações no bloco VTEC turbo de 2.0 litros que continua a debitar 320 cv de potência e 400 Nm de binário. Segunda a marca japonesa, as prestações são semelhantes às que encontramos no Type R "convencional". O mesmo é dizer que passa dos 0 aos 100 km/h em 5,7 segundos e que acelera até aos 272 km/h.
Felizmente (ou não!) este projecto louco nunca será comercializado e o exemplar que a Honda escolheu transformar não estava destinado para venda. Mas só podemos dizer uma coisa a estes engenheiros e técnicos da divisão da Honda no Reino Unido: venha o próximo projecto!