Pesquisa
Actualidade

Honda Type R, Hyundai i30N e Cª.: saiba tudo sobre os rivais do novo Mégane R.S.

15:21 - 11-02-2018
  35
Honda Type R, Hyundai i30N e Cª.: saiba tudo sobre os rivais do novo Mégane R.S.Renault Mégane RSRenault Mégane RSRenault Mégane RSRenault Mégane RSRenault Mégane RSRenault Mégane RSRenault Mégane RSHonda Civic Type RHonda Civic Type RHonda Civic Type RHonda Civic Type RHonda Civic Type RHonda Civic Type RHonda Civic Type RHyundai i30 NHyundai i30 NHyundai i30 NHyundai i30 NHyundai i30 NHyundai i30 NHyundai i30 NVW Golf GTI RVW Golf GTI RVW Golf GTI RVW Golf GTI RVW Golf GTI RVW Golf GTI RVW Golf GTI RFord Focus RSFord Focus RSFord Focus RSFord Focus RSFord Focus RSFord Focus RSFord Focus RSSEAT Leon CupraSEAT Leon CupraSEAT Leon CupraSEAT Leon CupraSEAT Leon CupraSEAT Leon CupraPeugeot 308 GTI Peugeot 308 GTI Peugeot 308 GTI Peugeot 308 GTI Peugeot 308 GTI Peugeot 308 GTI Peugeot 308 GTI
Honda Type R, Hyundai i30N e Cª.: saiba tudo sobre os rivais do novo Mégane R.S.Renault Mégane RSRenault Mégane RSRenault Mégane RSRenault Mégane RSRenault Mégane RSRenault Mégane RSRenault Mégane RSHonda Civic Type RHonda Civic Type RHonda Civic Type RHonda Civic Type RHonda Civic Type RHonda Civic Type RHonda Civic Type RHyundai i30 NHyundai i30 NHyundai i30 NHyundai i30 NHyundai i30 NHyundai i30 NHyundai i30 NVW Golf GTI RVW Golf GTI RVW Golf GTI RVW Golf GTI RVW Golf GTI RVW Golf GTI RVW Golf GTI RFord Focus RSFord Focus RSFord Focus RSFord Focus RSFord Focus RSFord Focus RSFord Focus RSSEAT Leon CupraSEAT Leon CupraSEAT Leon CupraSEAT Leon CupraSEAT Leon CupraSEAT Leon CupraPeugeot 308 GTI Peugeot 308 GTI Peugeot 308 GTI Peugeot 308 GTI Peugeot 308 GTI Peugeot 308 GTI Peugeot 308 GTI
Estivemos no Circuito de Jerez ao volante do novo Renault Mégane R.S.

A oferta de hatchbacks desportivos nunca foi tão vasta e diversificada. Há ofertas para todos os gostos, num universo onde pontuam modelos como o Ford Focus RS, Honda Civic Type R, Hyundai i30N, Peugeot 308 GTI, Renault Mégane R.S., SEAT Leon Cupra e VW Golf GTI R.

Cada um tem os seus argumentos e a sua personalidade, e isso é bom. Garante uma opção de escolha dilatada, porque cada proposta pode visar um "target" específico e neste mundo nem todos gostamos do amarelo. Se fosse assim, o mundo era uma monotonia...

POTÊNCIA. Para aqueles que vibram com a potência e acham que quantos mais cavalos melhor, só há uma opção – chama-se Ford Focus RS e oferece 349 cv de raça que permitem garantir performances onde outros não podem chegar.

Neste universo a maioria dos construtores avança com motores de 2.0 litros de cilindrada e, por isso, o motor  de 2,26 litros do Focus RS acaba por ser uma carta fora do baralho. Ganha facilmente a "guerra" da potência, mas perde ao nível da relação preço/performances. Mas, vale a pena começar pelo ranking dos mais potentes...

OS MAIS POTENTES

Modelo – potência (cv)/rpm

1º Ford Focus RS – 349/6.000

2º Honda Type R – 320/6.500

3º VW Golf GTI R – 310/5.500

4º SEAT Leon Cupra – 300/5.600

5º Renault Mégane RS – 280/6.000

6º Hyundai i30 N – 275/6.000

7º Peugeot 308 GTI – 272/6.000

Se a Ford aposta em mais cilindrada, há quem siga o caminho inverso e proponha motores "mais pequenos". É o que acontece com a Renault, que equipou o novo Mégane R.S. com um bloco de 1.8 litros de 280 cv, que acaba por ser mais interessante do que o que equipa o Hyundai i30N, para já não falar do Peugeot 308 GTI cujo bloco de 1.6 litros oferece tudo o que se poderia esperar dele, mesmo com o "input" da sobrealimentação, presente em todos estes modelos.

Estivemos no Circuito de Jerez ao volante do novo Renault Mégane R.S.

PERFORMANCES. Quando se fala de performances, não há dúvida: melhor do que muita potência, só ainda mais potência. E isso é evidente na corrida contra o cronómetro, onde o Ford Focus RS acaba por voltar a dar que falar, apesar da sua vantagem face ao VW Golf GTI R ser mínima.

Estamos a falar na aceleração de 0 a 100 km/h, um valor que pode ser inebriante para quem está atrás do volante e utilize ou não o "launch control", mas as variações da velocidade máxima passam apenas pela auto-limitação de cada marca ao nível electrónico ou à sua liberalização. São uma indicação que vale o que vale...  

OS MAIS RÁPIDOS

0-100 km/h

Veloc. Max.

1º Ford Focus RS

4,7 s

266 km/h

2º VW Golf GTI R

4,6 s

250 km/h

3º Honda Type R

5,7 s

272 km/h

4º SEAT Cupra

5,5 s

250 km/h

5º Renault Mégane RS

5,8 s

250 km/h

6º Peugeot 308 GTI

6,0 s

250 km/h

7º Hyundai i30N

6,1 s

250 km/h

DINAMISMO. Nem sempre o mais rápido vence uma corrida com mais de 100 metros, pelo que é necessário mais, muito mais, para fazer a diferença. E é por isso que o Honda Civic Type R ganha protagonismo quando olhamos para a relação peso/potência, num "ranking" onde o novo Mégane R.S. também consegue ultrapassar o Ford Focus RS e o Peugeot 308 GTI, equipado com um motor de 1.6 litros, surge a meio da tabela graças à sua carroçaria muito leve.

RELAÇÃO PESO/POTÊNCIA

1º Honda Type R – 4,31 kg/cv

2º Renault Mégane RS – 4,57 kg/cv

3º Ford Focus RS – 4,58 kg/cv

4º Peugeot 308 GTI – 4,70 kg/cv

5º SEAT Leon Cupra – 4,73 kg/cv

6º VW Golf GTI R – 4,85 kg/cv

7º Hyundai i30 N – 5,46 kg/cv

QUAL ESCOLHER?... Cada um sabe de si e, para os mais radicais, a opção potência máxima é sinónimo de Ford Focus RS. É uma escolha segura para quem aposta num carro radical, quase de competição, agressivo e desconfortável. Mas há outros caminhos, que passam pela  lista de preços, mas não só...

RANKING DE PREÇOS

(a partir de... - para +)

1º Renault Mégane RS – 40.480 €

2º Hyundai i30 N – 42.500 €

3º Peugeot 308 GTI – 42.520 €

4º SEAT Leon Cupra – 45.630 €

5º Honda Type R – 49.900 €

6º Ford Focus RS – 50.393 €

7º VW Golf GTI R – 55.000 €

O Honda Civic Type R continua a ser uma referência. Pode não ter a potencia do Focus RS, mas tem tudo o que faz falta a um grande desportivo: potência, chassis, aerodinâmica, tecnologia e uma imagem imbatível. Mas só alguns aceitam o aspecto hiper-tunning que pode ter justificação numa pista mas é exagerado no dia-a-dia.

No extremo oposto, temos o Peugeot 308 GTI, um automóvel que responde às performances exigidas a um familiar desportivo, mas fica um pouco aquém do potencial dos seus concorrentes directos. Por isso, entre os radicais e os mais familiares, encontramos um grupo de propostas muito equilibrado, que reúne o SEAT Leon Cupra, o Hyundai i30N e o novo Renault Mégane R.S. – e é aqui que tudo se complica. 

O Leon Cupra é um valor seguro. Todos sabem o que vale, e vale muito. O novo Hyundai i30N foi uma "pedrada no charco", que afirmou a aposta da marca sul-coreana no campo dos desportivos, com um modelo que só não é a referencia ao nível da relação preço/performances, porque o novo Renault Mégane R.S. assumiu esse estatuto com uma proposta difícil de igualar.

Com este cenário, é difícil destacar um modelo face aos restantes. Mas isso nem é o mas importante, porque quando há uma proposta que faz sentido e todas as outras lhe são equivalentes, são as opções pessoais/emocionais que contam, e essas estão sempre certas...

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.