A oferta de hatchbacks desportivos nunca foi tão vasta e diversificada. Há ofertas para todos os gostos, num universo onde pontuam modelos como o Ford Focus RS, Honda Civic Type R, Hyundai i30N, Peugeot 308 GTI, Renault Mégane R.S., SEAT Leon Cupra e VW Golf GTI R.
Neste universo a maioria dos construtores avança com motores de 2.0 litros de cilindrada e, por isso, o motor de 2,26 litros do Focus RS acaba por ser uma carta fora do baralho. Ganha facilmente a "guerra" da potência, mas perde ao nível da relação preço/performances. Mas, vale a pena começar pelo ranking dos mais potentes...
OS MAIS POTENTES
Modelo – potência (cv)/rpm
1º Ford Focus RS – 349/6.000
2º Honda Type R – 320/6.500
3º VW Golf GTI R – 310/5.500
4º SEAT Leon Cupra – 300/5.600
5º Renault Mégane RS – 280/6.000
6º Hyundai i30 N – 275/6.000
7º Peugeot 308 GTI – 272/6.000
Se a Ford aposta em mais cilindrada, há quem siga o caminho inverso e proponha motores "mais pequenos". É o que acontece com a Renault, que equipou o novo Mégane R.S. com um bloco de 1.8 litros de 280 cv, que acaba por ser mais interessante do que o que equipa o Hyundai i30N, para já não falar do Peugeot 308 GTI cujo bloco de 1.6 litros oferece tudo o que se poderia esperar dele, mesmo com o "input" da sobrealimentação, presente em todos estes modelos.
PERFORMANCES. Quando se fala de performances, não há dúvida: melhor do que muita potência, só ainda mais potência. E isso é evidente na corrida contra o cronómetro, onde o Ford Focus RS acaba por voltar a dar que falar, apesar da sua vantagem face ao VW Golf GTI R ser mínima.
Estamos a falar na aceleração de 0 a 100 km/h, um valor que pode ser inebriante para quem está atrás do volante e utilize ou não o "launch control", mas as variações da velocidade máxima passam apenas pela auto-limitação de cada marca ao nível electrónico ou à sua liberalização. São uma indicação que vale o que vale...
OS MAIS RÁPIDOS
0-100 km/h |
Veloc. Max. |
|
1º Ford Focus RS |
4,7 s |
266 km/h |
2º VW Golf GTI R |
4,6 s |
250 km/h |
3º Honda Type R |
5,7 s |
272 km/h |
4º SEAT Cupra |
5,5 s |
250 km/h |
5º Renault Mégane RS |
5,8 s |
250 km/h |
6º Peugeot 308 GTI |
6,0 s |
250 km/h |
7º Hyundai i30N |
6,1 s |
250 km/h |
DINAMISMO. Nem sempre o mais rápido vence uma corrida com mais de 100 metros, pelo que é necessário mais, muito mais, para fazer a diferença. E é por isso que o Honda Civic Type R ganha protagonismo quando olhamos para a relação peso/potência, num "ranking" onde o novo Mégane R.S. também consegue ultrapassar o Ford Focus RS e o Peugeot 308 GTI, equipado com um motor de 1.6 litros, surge a meio da tabela graças à sua carroçaria muito leve.
RELAÇÃO PESO/POTÊNCIA
1º Honda Type R – 4,31 kg/cv
2º Renault Mégane RS – 4,57 kg/cv
3º Ford Focus RS – 4,58 kg/cv
4º Peugeot 308 GTI – 4,70 kg/cv
5º SEAT Leon Cupra – 4,73 kg/cv
6º VW Golf GTI R – 4,85 kg/cv
7º Hyundai i30 N – 5,46 kg/cv
QUAL ESCOLHER?... Cada um sabe de si e, para os mais radicais, a opção potência máxima é sinónimo de Ford Focus RS. É uma escolha segura para quem aposta num carro radical, quase de competição, agressivo e desconfortável. Mas há outros caminhos, que passam pela lista de preços, mas não só...
RANKING DE PREÇOS
(a partir de... - para +)
1º Renault Mégane RS – 40.480 €
2º Hyundai i30 N – 42.500 €
3º Peugeot 308 GTI – 42.520 €
4º SEAT Leon Cupra – 45.630 €
5º Honda Type R – 49.900 €
6º Ford Focus RS – 50.393 €
7º VW Golf GTI R – 55.000 €
No extremo oposto, temos o Peugeot 308 GTI, um automóvel que responde às performances exigidas a um familiar desportivo, mas fica um pouco aquém do potencial dos seus concorrentes directos. Por isso, entre os radicais e os mais familiares, encontramos um grupo de propostas muito equilibrado, que reúne o SEAT Leon Cupra, o Hyundai i30N e o novo Renault Mégane R.S. – e é aqui que tudo se complica.
O Leon Cupra é um valor seguro. Todos sabem o que vale, e vale muito. O novo Hyundai i30N foi uma "pedrada no charco", que afirmou a aposta da marca sul-coreana no campo dos desportivos, com um modelo que só não é a referencia ao nível da relação preço/performances, porque o novo Renault Mégane R.S. assumiu esse estatuto com uma proposta difícil de igualar.
Com este cenário, é difícil destacar um modelo face aos restantes. Mas isso nem é o mas importante, porque quando há uma proposta que faz sentido e todas as outras lhe são equivalentes, são as opções pessoais/emocionais que contam, e essas estão sempre certas...