O Hummer é um daqueles modelos que desaparece e reaparece quando menos se espera. O H1 surgiu nos anos 90 como uma declinação da versão criada para o exército americano e foi adoptado por diversos países da NATO, tendo deixado de ser produzido em 2006.
Para além de cerca de 1,5 milhões de Humvee militares, foram sendo realizadas as mais diversas propostas civis para condutores radicais ou simplesmente apaixonados pelo politicamente incorrecto.
Depois ter passado pelas mãos da General Motors, a AM General recuperou a autonomia e surge agora com uma nova proposta com configurações distintas, de acordo com o tipo de utilização pretendido. Chama-se NXT 360 e esteve presente no Eurosatory, um salão dedicado a equipamento para o sector da defesa e segurança internacional.
A evolução face ao modelo anterior passa pelo chassis, pela protecção do habitáculo e pela evolução da condução. A intervenção transformou o habitáculo numa fortaleza protegida a 360 graus e, se a célula de sobrevivência evoluiu, a resistência dos pneus a explosivos foi aumentada.
Para melhorar o desempenho fora de estrada, o curso da suspensão é 40% superior e cada pneu conta com um sistema de enchimento que permite regular a pressão de acordo com o tipo de terreno.
O motor 6.5 V8 Diesel com 250 cv conta com novos sistemas de gestão, tendo ganho 60 cv ao mesmo tempo que garante 624 Nm de binário. O controlo de tracção e estabilidade também foi evoluído. Todas estas alterações implicaram um aumento de peso, que agora chega às 7,1 toneladas.