A Hyundai estabeleceu uma marca importante na história ao integrar a primeira travessia da Antárctida – o continente mais frio, seco e menos habitado do mundo – utilizando um Santa Fe ligeiramente adaptado às condições que enfrentava.
A viagem de 30 dias aconteceu em Dezembro mas só agora foi publicada em vídeo. Esta expedição honrou a memória da primeira equipa a explorar o Pólo Sul, sem que tivessem conseguido atravessar todo o continente, há 100 anos atrás.
O automóvel foi modificado com pneus gigantes de baixa pressão, com novos pára-lamas e suspensão, tal como um tanque de combustível maior e uma alteração para permitir que o veículo andasse com combustível Jet A-1 – um combustível desenvolvido para aeronaves – que seria o único disponível em todo o continente. Um sistema de pré-aquecimento ajudou a evitar que o frio estragasse componentes importantes do carro.
O automóvel viajou a uma velocidade média de 27 km/h na aventura, sendo que era necessário verificar frequentemente o caminho para evitar qualquer fissura no gelo que levasse a equipa para uma queda directa no mar.
"Este filme celebra o espírito pioneiro do Patrick, do seu bisavô e da marca Hyundai. O sonho foi concretizado ao atravessar a Antárctida, mesmo que 100 depois. Esperamos que esta aventura mostre que a Hyundai é muito mais do que uma marca para transporte", disse Scott Noh, chefe do grupo de marketing internacional da Hyundai Motor Company.
Pode ver a história completa em Shackleton's Return.