Preparando a comercialização no segundo semestre deste ano, o Hyundai i30 N está na fase dos últimos "retoques" do seu desenvolvimento dinâmico, fase particularmente importante e delicada, já que se trata do primeiro modelo verdadeiramente desportivo que a marca coreana irá lançar. E, para isso, todas as "ferramentas" são úteis e válidas até… um dos mais rápidos pilotos do Mundial de Ralis, neste caso Thierry Neuville, piloto oficial da equipa Hyundai Motorsport.
Hyundai tem o "anti-Golf GTI" quase pronto!
O belga fez uma visita à equipa de engenheiros que está a fazer as últimas afinações do i30 N no norte da Suécia, nas pistas construídas sobre os lagos gelados da região de Arjeplog – centro de testes por excelência onde quase todas as marcas se encontram a cada Inverno… – e sob temperaturas de 30 graus negativos. Aí pôde tomar guiar a nova "máquina" da Hyundai nos limites da aderência e em condições que um normal condutor raramente apanhará, como se pode ver no vídeo. A sua experiência dos ralis, serviu para validar as opções dos engenheiros em termos de afinações e contribuir com ideias para pequenos ajustes.
Até porque, segundo confidenciou Neuville, o i30 N surpreendeu-o positivamente:
"Os engenheiros fizeram um tremendo trabalho com a caixa e o diferencial. A tracção é muito boa, bem como a estabilidade, em condições de aderência tão fracas. E é um carro muito fácil de controlar o que permitirá que qualquer condutor consiga ter sensações muito semelhantes às de um carro de competição!".
O Hyundai i30 N terá um motor dois litros turbo com dois níveis de potência, 250 cv na versão, digamos, "normal" e um Performance Pack que elevará aquele valor para os 275 cv. Inicialmente estará equipado com caixa manual de seis velocidades mas, num futuro a médio prazo, anuncia-se uma caixa automática de oito velocidades e dupla embraiagem.
Nos lagos gelados de Arjeplog, a Hyundai esteve a desenvolver e a afinar todos os sistemas dinâmicos do i30 N, nomeadamente o controlo de estabilidade e, em estreia, o sistema de autoblocante mecânico com controlo electrónico (E-LSD).
"O nosso objectivo é garantir que o carro seja divertido de conduzir", explicou o responsável pelo desenvolvimento dos modelos de elevadas "performances" da marca, Alexander Eichler, que explicou a razão… do N:
"Simboliza uma chicane, o logo N realça esse aspecto, um veículo ágil e divertido de guiar".
Há, contudo, outras teorias relativamente ao ‘N’: uma que aponta para se referir a Namyang, o centro de pesquisa e desenvolvimento da Hyundai, na Coreia; outra que o liga ao… Nürburgring, onde este modelo tem feito milhares de quilómetros de desenvolvimento! Aliás, a história do i30 N começou ainda sob uma carroçaria de três portas da anterior geração do i30, com uma equipa de engenheiros liderada por Albert Biermann, ex-engenheiro chefe do departamento M da BMW! Digamos, pois, que o carro está bem entregue, tendo até participado nas últimas 24 Horas do Nürburgring, terminando num simpático 90.º lugar
Como se vê, a Hyundai está a levar muito a sério esta sua entrada num segmento "feroz", onde já se encontram máquinas como o VW Golf GTI, Ford Focus ST, Peugeot 308 GTI, Opel Astra OPC, etc.