Depois de "abrir" as encomendas do Model 3 aos clientes europeus, entre eles os portugueses, a Tesla já colocou online o configurador nacional da sua nova berlina. O mesmo é dizer que já é possível criar o Tesla Model 3 dos seus sonhos, já que estão disponíveis cinco cores diferentes, dois conjuntos e jantes (18 e 19 polegadas), duas cores de acabamentos interiores e o "famoso" Autopilot.
O Tesla Model 3 Performance é capaz de percorrer até 530 quilómetros entre carregamentos, acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,5 segundos e chega aos 250 km/h. Já a versão "Long Range" tem uma autonomia anunciada de 560 quilómetros mas fica-se pelos 233 km/h e pelos 4,8 segundos no registo dos "0 aos 100 km/h".
A versão "Performance" do Model 3 conta ainda com a função "Track Mode" e com alguns detalhes visuais que o distanciam (pouco) dos Model 3 "convencionais". Falamos do "spoiler" traseiro em fibra de carbono, das jantes de 20 polegadas e dos pedais em alumínio.
Se quiser tirar o máximo proveito de qualquer um destes modelos tem de acrescentar mais 5.400 euros ao preço final, sendo que se quiser fazer a instalação mais tarde terá de pagar 7.500 euros. O Enhanced Autopilot é capaz de ajustar a velocidade às condições do trânsito, manter o carro na faixa, estacionar automaticamente e sair de espaços apertados sozinho, função a que a Tesla chama de "Summon".
As primeiras unidades do Tesla Model 3 chegam à Europa no próximo mês de Fevereiro, mas se fizer a encomenda agora só deverá receber o seu Model 3 em Março. A marca promete entregar todas as encomendas feitas em 2018 na primeira metade de 2019.