Comprou uma bicicleta para ir para o trabalho, mas acabou por deixá-la a ganhar pó na garagem porque não quer apanhar frio de manhã? Então o FitCar PPV, um sistema que transforma o seu automóvel num carro a pedais, pode ser a solução!
Shawaf acabou por juntar-se à BPO, uma empresa de engenharia holandesa, e criou um mecanismo que custa cerca de 1000 euros e que teoricamente pode ser adaptado a qualquer automóvel com caixa de velocidades automática.
Para mostrar a sua ideia em acção, Shawaf e a BPO criaram um protótipo a partir de uma carrinha Audi A4 Avant, substituindo os pedais do acelerador e do travão com pedais de bicicleta, que geram um impulso eléctrico que faz o motor acelerar. Quanto mais rápido pedalar, mais rápido vai acelerar, tal como numa bicicleta. Os travões também foram substituídos e passam a ser controlados manualmente, tal como nos automóveis adaptados para pessoas com deficiência.
Apesar das modificações, a empresa que produz o FitCar PPV garante que nenhuma alteração tem de ser feita no motor e que os consumos permanecem inalterados, com a diferença de que assim pode exercitar-se durante as monótonas viagens para o trabalho.
Oscar Brocades Zaalberg, fundador da BPO, garante que este protótipo é o resultado "de dois anos de trabalho" e que assim que nos sentamos ao volante deste carro e o conduzimos, "é intuitivo, fácil de controlar e seguro".
Zaalberg garante que a partir de agora tudo é possível e que "facilmente é possível introduzir um sistema de travagem regenerativo" ou um "pack" que permita "dobrar os pedais e voltar a conduzir o carro no modo normal".