O casamento real britânico, celebrado este sábado em Windsor, contou com um protagonista inesperado. Falamos do Jaguar E-Type Zero Concept, o único exemplar eléctrico do icónico E-Type.
Ainda que breve, a aparição deste "Jag" não passou despercebida, com o Príncipe Harry e a sua esposa, Meghan Markle, a arrancarem neste desportivo de 1968 rumo à festa de recepção do casamento, como se pode ver no vídeo abaixo.
The Duke and Duchess of Sussex depart Windsor Castle for a reception hosted by The Prince of Wales at Frogmore House, in a silver blue Jaguar E-Type Concept Zero. This vehicle was originally manufactured in 1968, and has since been converted to electric power #RoyalWedding pic.twitter.com/hRrxEUlFlJ
— Kensington Palace (@KensingtonRoyal) May 19, 2018
Recorde-se que este protótipo foi apresentado no final do ano passado durante as jornadas "Jaguar Land Rover Tech". O objectivo da marca britânica era simples: avaliar a reacção dos seus clientes para estudar a hipótese de vender esta conversão de mecânica para eléctrica.
No local do motor de seis cilindros está agora um motor eléctrico que debita o equivalente a 300 cv de potência. Este propulsor eléctrico surge combinado com um "pack" de baterias que permitem que este E-Type Zero tenha uma autonomia a rondar os 270 quilómetros.
Este motor, juntamente com o facto deste E-Type eléctrico ser 46 kg mais leve que o E-Type original, faz com que E-Type Zero acelere dos 0 aos 100 km/h em 5,5 segundos, um registo mais rápido do que o E-Type convencional.
Mas apesar de todas estas transformações este E-Type continua a respeitar a estética do modelo original. Só no interior encontramos alguns elementos novos, tais como o novo painel de instrumentos digital, novos botões e um ecrã montado ao centro do "tablier".