
















A Jaguar está apostada nos propulsores eléctricos, e prova disso é o seu compromisso com a Fórmula E – através da equipa Panasonic Jaguar Racing – e o lançamento do I-Pace, o seu primeiro automóvel totalmente eléctrico. Mas a história não acaba aqui, é que a marca britânica também levou a electricidade para… a água!
Peter Dredge, director técnico da Jaguar Vector Racing, esteve ao leme do V20E durante esta tentativa de recorde no lago Coniston Water, em Inglaterra, e levou este Jaguar dos mares ao recorde de barco eléctrico mais rápido de sempre.
Num percurso superior a um quilómetro, o V20E fez duas passagens (em direcções opostas) e registou uma velocidade média de 142.60 km/h. Recorde-se que o anterior recorde era de 123.60 km/h e já tinha mais de 10 anos!
"Depois de 12 meses de trabalho duro, este resultado é fantástico para a equipa e para os nossos parceiros e é um grande primeiro passo para trazer a potência e a versatilidade da electrificação para a indústria marinha", afirmou Malcolm Crease, patrão da Jaguar Vector Racing.
Recorde-se que a Jaguar e a Vector Racing uniram esforços no final do ano passado para "atacar" a classe "Marathon A" no campeonato britânico de Powerboat.