A Jaguar submeteu o I-Pace, o seu primeiro automóvel eléctrico, a um desafio nas condições da "vida real" e mandou-o numa "road trip" que começou em Londres e só acabou em Bruxelas, na Bélgica.
Esta viagem, com uma distância total de 369 quilómetros, obrigou o SUV eléctrico da marca britânica a atravessar o Eurotúnel do Canal da Mancha. Porém, ao contrário dos cerca de 80 milhões de veículos que já atravessaram este túnel de comboio desde que foi criado, o Jaguar I-Pace atravessou os 50 quilómetros debaixo de água a acelerar por um túnel de serviço que fica entre os dois túneis ferroviários.
Com o engenheiro da Jaguar Stephen Boulter ao volante, o I-Pace emergiu na outra ponta, já em Calais (França), e segui viagem até Bruxelas, a capital da Bélgica, onde chegou com 8% da capacidade da bateria ainda por usar.
A Jaguar garante que a viagem passou por auto-estradas e por zonas citadinas com o trânsito da hora de ponta, mas não apresentou médias de velocidades feitas. Ainda assim, foram usadas todas as tecnologias necessárias para tornar esta viagem o mais eficiente possível, tais como definir previamente a temperatura desejada para o habitáculo e para as baterias (o sistema é ajustado para que as baterias estejam à temperatura ideal para funcionamento) com o carro ainda ligado à alimentação.
O sistema de navegação também foi fundamental nesta aventura, já que encontrou a rota mais eficiente para levar Stephen Boulter até Bruxelas. Caso o sistema tivesse percebido que a autonomia não era suficiente para levar o carro até ao destino final tinha alertado o condutor e procurado o posto de carregamento mais próximo. Usando um carregador rápido de 100 kW, a bateria do I-Pace pode ganhar até 100 km de autonomia em apenas 15 minutos e até 80% da capacidade total em 40 minutos.
Recorde-se que o I-Pace está equipado com uma bateria de iões de lítio de 90 kWh de capacidade e consegue acelerar dos 0 aos 96 km/h em apenas 4,5 segundos, fruto de um motor eléctrico síncrono por eixo, que em conjunto garantem uma potência equivalente a 400 cv.